Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5390
Título: DESAFIOS VIVENCIADOS POR DOCENTES DIANTE DA INSERÇÃO DO MÉTODO EXPERIMENTAL NAS AULAS DE QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO-MA
Título(s) alternativo(s): CHALLENGES EXPERIENCED BY TEACHERS WHEN FACED WITH THE INSERTION OF THE EXPERIMENTAL METHOD IN CHEMISTRY CLASSES IN TWO SCHOOLS IN MUNICIPALITY OF SÃO BERNARDO-MA
Autor(es): LIMA, Mateus Garcês
Palavras-chave: Método experimental;
aulas remotas;
ensino de Química
Experimental method;
remote classes;
chemistry teaching
Data do documento: 24-Jan-2022
Editor: UFMA
Resumo: O ensino de Química igualmente ao que acontece com outras ciências, sofre com a falta de vínculo entre a teoria e a prática, sendo um dos problemas mais recorrentes no ensino desta disciplina. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo: analisar os desafios e dificuldades metodológicas que os professores de Química encontram ao inserir o método experimental no ensino remoto. Para o desenvolvimento desta pesquisa aplicou-se um estudo com abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Desse modo, constatou-se que as principais dificuldades foram: a comunicação assertiva com os alunos, tendo em vista que a maioria não possui acesso à internet, refletindo diretamente no baixo engajamento e participação dos alunos nas aulas de Química, ministradas remotamente, a estrutura física das escolas devido não possuírem um laboratório e disponibilidade de recursos para o desenvolvimento das práticas experimentais e apresentá-los aos alunos. Constatou-se também uma prevalência da utilização do método expositivo, reafirmando a importância do processo de formação continuada para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.
Descrição: The teaching of Chemistry also to what happens with other sciences, suffers from the lack of link between theory and practice, being one of the most recurrent problems in teaching this discipline. Therefore, the present work aims to analyze the methodological challenges and difficulties that chemistry teachers encounter when inserting the experimental method in remote teaching. For the development of this research, a study with a qualitative approach of descriptive and exploratory character was applied, through the application of semi-structured interviews. Thus, it was found that the main difficulties were: assertive communication with students, considering that the majority do not have access to the Internet, reflecting directly in the low engagement and participation of students in chemistry classes, taught remotely, the physical structure of schools due to not having a laboratory and availability of resources for the development of experimental practices and presenting them to students. There was also a prevalence of the use of the exhibition method, reaffirming the importance of the continuous training process for the development of innovative pedagogical practices.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5390
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATEUS GARCES LIMAvec.pdfTCC de Graduação8,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.