Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5391
Título: | Experimentos com materiais alternativos no ensino de mecânica |
Título(s) alternativo(s): | Experiments with alternative materials in mechanics teaching |
Autor(es): | SOUZA, Paulo Victor Pereira de |
Palavras-chave: | Ensino de Mecânica; Leis de Newton; Experimentos com Material alternativo; Práticas Metodológicas Teaching Mechanics; Newton's Laws; Experiments with Alternative Material; Methodological Practices |
Data do documento: | 28-Jan-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este estudo foi realizado em uma escola da cidade de São Bernardo (Centro de Ensino Doutor Henrique Couto). O objetivo do trabalho foi possibilitar um estudo sobre os experimentos com materiais alternativos no ensino de mecânica. Inserindo as experimentações como uma ferramenta metodológica alternativa no ensino de física, o professor estará contribuindo para a formação de um estudante crítico e curioso, além disso, obterá uma aula atrativa e dinâmica, permitindo uma maior absorção dos fenômenos estudados. Este trabalho traz a proposta de um kit didático para auxílio ao ensino-aprendizagem de Física no ensino de mecânica. O desenvolvimento do projeto exigiu a aplicabilidade na própria escola para o uso dos experimentos de laboratórios como forma didática, executado com materiais alternativos e de baixo custo para montagem do kit. Estes materiais podem ser confeccionados de forma simples, assim, porém buscando reduzir os danos que causam ao meio ambiente ou podem ser materiais disponíveis encontrados em casa, esses experimentos envolvem em seu funcionamento conteúdos essenciais a serem trabalhados no Ensino Médio, acreditando que esses possam despertar o interesse dos alunos. A aplicação do projeto foi dividida em três etapas com a duração de três aulas de cinquenta minutos cada. Os temas abordados em cada uma das etapas foram: Leis de Newton, Transformação de energia e Força. Para cada etapa foi proposto um experimento que colaborava com o aprendizado dos conceitos abordados nas aulas, sendo eles: disco flutuante, lata mágica e esfera giratória. |
Descrição: | This study was carried out in a school in the city of São Bernardo (Dr. Henrique Couto Teaching Center). The objective of this work was to enable a study on experiments with alternative materials in the teaching of mechanics. Inserting experiments as an alternative methodological tool in physics teaching, the teacher will be contributing to the formation of a critical and curious student, in addition, he will obtain an attractive and dynamic class, allowing a greater absorption of the studied phenomena. This work brings the proposal of a didactic kit to aid the teaching-learning of Physics in the teaching of mechanics. The development of the project required the applicability in the school itself for the use of laboratory experiments as a didactic way, performed with alternative and low-cost materials for kit assembly. These materials can be made in a simple way, so, but seeking to reduce the damage they cause to the environment or they can be available materials found at home, these experiments involve essential contents to be worked on in High School in their operation, believing that these can awaken students' interest. The application of the project was divided into three stages with the duration of three classes of fifty minutes each. The topics covered in each of the stages were: Newton's Laws, Energy and Force Transformation. For each stage, an experiment was proposed that collaborated with the learning of the concepts covered in the classes, namely: floating disk, magic can and rotating sphere. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5391 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paulo Victorvec.pdf | TCC de Graduação | 16,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.