Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5392
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ALVES, Sandro Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T11:27:35Z | - |
dc.date.available | 2022-07-22T11:27:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5392 | - |
dc.description | In mathematics teaching, there is still a predominance of the traditional model, resulting in difficulties for students to learn the contents of Mathematics. With this, there is a need for the teacher to be qualifying and innovating, taking active methodologies to their classes that contribute significantly to the teaching-learning process, thus developing in their students the spirit of autonomy, reflection, and critically in the face of problems that can be presented to them during classes in that discipline. In this context, the present work aims to analyze the perception and experience of basic education teachers in the municipality of Magalhães de Almeida – MA regarding active teaching methodologies. Thus, this research has a quantitative qualitative approach seeking to know not only statistical information but also the subjectivity of the theme being worked on. To obtain the data, a questionnaire was applied with the aid of the Google Forms platform. In the results, it was observed that although traditional teaching is still being used by teachers, some have been adopting active methodologies in their classes, obtaining satisfactory results in the learning of their students. It was also verified the importance and need of updating teachers, which in addition to occurring individually, can also be obtained through discussions and sharing, in continuing education, of the experiences lived in the use of such methodologies so that they are contributing to the development of quality education. | pt_BR |
dc.description.abstract | No ensino matemático ainda há predominância do modelo tradicional acarretando em dificuldades dos alunos em aprender os conteúdos da Matemática. Com isso, surge a necessidade de o professor estar se qualificando e inovando levando para suas aulas metodologias ativas que contribuem de forma significativa para o processo de ensino aprendizagem desenvolvendo assim em seus alunos o espírito de autonomia, reflexão e criticidade perante os problemas que podem ser apresentados a eles durante as aulas dessa disciplina. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção e experiência dos professores da educação básica do município de Magalhães de Almeida – MA acerca das metodologias ativas de ensino. Sendo assim, esta pesquisa tem uma abordagem quanti-qualitativa buscando conhecer não somente informações estatísticas como também a subjetividade da temática trabalhada. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário com o auxílio da plataforma do Google Forms. Nos resultados observou-se que embora o ensino tradicional ainda esteja sendo utilizado por parte dos docentes, há aqueles que vêm adotando as metodologias ativas em suas aulas obtendo resultados satisfatórios na aprendizagem de seus alunos. Verificou-se também a importância e necessidade da atualização docente que além de ocorrer de forma individual, pode ser também obtida através de discussões e compartilhamento, nas formações continuadas, das experiências vivenciadas no uso de tais metodologias para que assim estejam contribuindo para o desenvolvimento de um ensino de qualidade. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino; | pt_BR |
dc.subject | Matemática; | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Teaching; | pt_BR |
dc.subject | Mathematics; | pt_BR |
dc.subject | Active Methodologies | pt_BR |
dc.title | UMA REFLEXÃO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
dc.title.alternative | A REFLECTION ON ACTIVE METHODOLOGIES IN TEACHING MATHEMATICS IN BASIC EDUCATION | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sandro Metadadosvec.pdf | TCC de Graduação | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.