Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMOURA, Talita de Araújo Lira-
dc.date.accessioned2022-07-22T11:37:28Z-
dc.date.available2022-07-22T11:37:28Z-
dc.date.issued2021-11-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5393-
dc.descriptionEducation and communication walk side by side within the didactic field, reflecting about this relationship, this article leans over in the analisis of how the Information and Communication Technology, the ICT, can contribute to the improvement of the instructing and learning process in the teaching of Natural Sciences in elementary school. For this research, it was opted for the literature review from authors that deal about education, such as Leite (2009), Moran (2013) and Moreira and Kramer (2007) who have paper about the subject and conceptualize what are the Information and Communication Technologies. For the data collection, a field research was applied, in which it was searched with elementary school students their perceptions about the use of the ICT in Natural Sciences classes. A conceptual debate on these new technologies begins, followed by its insertion in school, when it is sought to understand which methodological strategies can be used without their application becoming just a seductive proposal for teachers and students, but as a possibility that guides the knowledge construction processes in a more meaningful way. With basis on the literature review, the analysis of the data obtained through a survey applied to the students was carried out, in which it was possible to authenticate that the use of Information and Communication Technologies are essential to improve the learning of Science subjects, in the perception of the students in the investigated method.pt_BR
dc.description.abstractEducação e comunicação andam lado a lado dentro do campo didático, refletindo sobre essa relação, este artigo se debruça na análise de como as Tecnologias de Informação, as TICs, podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental. Para a realização desta pesquisa optou-se pela revisão bibliográfica de autores que versam sobre educação, como Leite (2009), Moran (2013) e Moreira e Kramer (2007) que possuem trabalhos na área e conceituam o que são as Tecnologias da Informação e Comunicação. Para levantamento de dados, foi aplicada uma pesquisa de campo, em que se buscou junto aos alunos do Ensino Fundamental as suas percepções sobre o uso das TICs nas aulas de Ciências Naturais. Tem-se de início um debate conceitual dessas novas tecnologias, seguido pela sua inserção dentro da escola, quando se buscou perceber quais estratégias metodológicas podem ser usadas sem que o seu uso não se torne apenas uma proposta fascinadora para professores e alunos, e sim uma possibilidade que conduza os processos de construção do conhecimento de forma mais significativa. Com base na revisão de literatura fez-se a análise dos dados obtidos através de um questionário aplicado com os alunos, em que foi possível constatar que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação são primordiais para a melhora da apreensão dos conteúdos de Ciências, na percepção dos alunos na modalidade investigada.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação;pt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectCiências Naturaispt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologies;pt_BR
dc.subjectEducation;pt_BR
dc.subjectNatural Scienciespt_BR
dc.titleO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVApt_BR
dc.title.alternativeTHE USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE EDUCATIONAL PRACTICEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Talita de Araújovec.pdfTCC de Graduação10,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.