Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5394
Título: | ANÁLISE DA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Título(s) alternativo(s): | ANALYSIS OF THE INCLUSION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL |
Autor(es): | SANTOS, Vanessa da Silva |
Palavras-chave: | Ensino Fundamental; Educação Ambiental; Didática elementary education; Environmental education; Didactics |
Data do documento: | 24-Set-2021 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo: abordar, através de uma pesquisa bibliográfica, sobre a importância e inclusão da educação ambiental no ensino fundamental. O campo educacional é onde os alunos estão em processo de desenvolvimento intelectual e pensamento crítico, afim de compreenderem sobre assuntos que são ou serão importantes para sua formação, bem como para a realidade a qual esses alunos estão inseridos. Nesse sentido, trabalhar a educação ambiental é uma forma de trazer a campo a prática e conscientização dos alunos, acerca das problemáticas advindas do meio ambiente, e com isso os professores devem implementar didáticas que visem trabalhar sobre o meio ambiente e sustentabilidade preservando e cuidando do meio natural. Nessa concepção, os objetivos específicos são: Identificar os conhecimentos prévios e noção dos discentes a respeito do conteúdo da educação ambiental, sustentabilidade e ecologia; identificar as principais dificuldades encontradas pelos professores de ciências ao trabalharem educação ambiental no primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental; verificar quais soluções e técnicas que são adotadas pelos professores para obter eficiência no ensino-aprendizagem da educação ambiental. A metodologia correspondeu na pesquisa bibliográfica a qual foi essencial para a construção e conclusão do presente trabalho, usando os seguintes teóricos Meira (2010); Cuba (2010); Vidal (2018) entre outros. A inclusão da EA no ensino fundamental é mais eficaz quando trabalhada de forma transversal e interdisciplinar sem que haja necessidade de interrupção das aulas, levando em consideração o planejamento das ações e atividades desenvolvidas pelo espaço educacional tudo isso aliado a formação continuada dos educadores. |
Descrição: | The present work has as objective: to approach through a bibliographic research on the importance of the environmental education in the elementary school. The educational field is where students are in the process of intellectual and thought critical development, in order to understand about subjects that are important for their education, as well as the reality that students are facing. In this sense, working on environmental education is a way to bring students' practice and awareness about the problems arising from the environment, and with that teachers must implement didactics that aim to work on the environment and sustainability while preserving and taking care of the environment. natural environment. In this conception, the specific objectives: Identify the students' previous knowledge and notion regarding the content of environmental education, sustainability and ecology; to identify the main difficulties encountered by science teachers when working with environmental education in the first and second cycle of elementary school; to verify which solutions and techniques are adopted by teachers to obtain efficiency in the teaching-learning of environmental education. The methodology corresponded in the bibliographic research which was essential for the construction and conclusion of the present work, using the following theorists Meira (2010); Cuba (2010); Vidal (2018) among others. The inclusion of EA in elementary education is more effective when worked in a transversal and interdisciplinary way without the need to interrupt classes, taking into account the planning of actions and activities developed by the educational space, all of this combined with the continuing education of educators. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5394 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanessa Santos.pdf | TCC de Graduação | 12,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.