Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5395
Título: O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Título(s) alternativo(s): THE ROLE OF THE TEACHER IN INCLUSIVE EDUCATION
EL PAPEL DEL PROFESOR EN LA EDUCACIÓN INCLUSIVA
Autor(es): ABREU, Cleyres Mendes Costa
Palavras-chave: Processo ensino/aprendizagem;
Conhecimento;
Papel do professor
Teaching/learning process;
Knowledge;
Teacher role
Proceso de enseñanza/aprendizaje;
Conocimiento;
Rol de maestro
Data do documento: 18-Jan-2022
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho teve como objetivo ressaltar a relevância do papel do professor no processo de ensino/aprendizagem como mediador e condutor do conhecimento, ressaltando que o olhar do professor deve ser diversificado e preparar os conteúdos trabalhados em sala de aula de forma a vim contextualizar, a experiência de vida do aluno e seu conhecimento de mundo. Conhecer o aluno faz-se necessário para da sua prática educativa da escola, respeitando as diferenças e os limite de cada um, fundamentando-se na generosidade e afetividade. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa do tipo bibliográfica, mediante leitura de autores que abordaram a temática do projeto. Portanto serão apresentados aqui os resultados obtidos através doa aplicação de questionário aos 15 professores, tendo por base autores que estudam sobre o assunto, todos os professores entrevistados atuam em uma área específica em cada área do conhecimento. Conclui-se que os principais desafios da escola, frente à educação inclusiva, é formação continuada de professores e a infraestrutura escola, portanto, podemos dizer que a escola inclusiva, é aquela que garante recursos e serviços que apoiam as atividades educacionais de maneira equivalente entre os discentes e que fomenta um processo de ensino/aprendizagem que reconheça as diferenças cognitivas e motor.
Descrição: This work aimed to emphasize the importance of the teacher's role in the teaching/learning process as a mediator and conductor of knowledge, emphasizing that the teacher's view must be diversified and prepare the contents worked in the classroom in order to contextualize, student's life experience and knowledge of the world. Knowing the student is necessary for their educational practice at school, respecting the differences and limits of each one, based on generosity and affection. For data collection, a bibliographic research was used, by reading authors who approached the theme of the project. Therefore, the results obtained through the application of a questionnaire to the 15 teachers will be presented here, based on authors who study the subject, all the teachers interviewed work in a specific area in each area of knowledge. It is concluded that the main challenges of the school, in the face of inclusive education, is the continuous training of teachers and school infrastructure, therefore, we can say that the inclusive school is one that guarantees resources and services that support educational activities in an equivalent way between students and that fosters a teaching/learning process that recognizes cognitive and motor differences. _________________ Este trabajo tuvo como objetivo enfatizar la importancia del papel del docente en el proceso de enseñanza/aprendizaje como mediador y conductor del conocimiento, enfatizando que la mirada del docente debe diversificarse y preparar los contenidos trabajados en el aula para contextualizar, la experiencia de vida del estudiante y conocimiento del mundo. Conocer al alumno es necesario para su práctica educativa en la escuela, respetando las diferencias y los límites de cada uno, desde la generosidad y el cariño. Para la recolección de datos, se utilizó una investigación bibliográfica, por lectura de autores que abordaron el tema del proyecto. Por lo tanto, aquí se presentarán los resultados obtenidos a través de la aplicación de un cuestionario a los 15 docentes, en base a autores que estudian el tema, todos los docentes entrevistados trabajan en un área específica en cada área de conocimiento. Se concluye que los principales desafíos de la escuela, frente a la educación inclusiva, es la formación continua de los docentes y la infraestructura escolar, por lo tanto, podemos decir que la escuela inclusiva es aquella que garantiza recursos y servicios que apoyan las actividades educativas en un de manera equivalente entre los alumnos y que propicie un proceso de enseñanza/aprendizaje que reconozca las diferencias cognitivas y motrices.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5395
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEYRES MENDES COSTA ABREU -Metadados.pdfTCC de Graduação1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.