Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARNEIRO, Bruna Raquel Ferreira-
dc.date.accessioned2022-07-22T13:12:56Z-
dc.date.available2022-07-22T13:12:56Z-
dc.date.issued2022-01-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5398-
dc.descriptionThe use of undergraduates' pre-professional memories as a didactic pedagogical strategy provides subsidies to identify the perception of students about the school social and cultural context experienced by them during their basic education in genetics classes, enabling the understanding of teaching and learning difficulties, promoting reflections on the pedagogical actions present in the school context, in order to improve the formation of their professional identity. This research aimed to analyze the undergraduates' pre-professional experiences in teaching genetics in basic education, identifying the pedagogical practices present in the students' memories that marked their schooling. The research is qualitative exploratory to examine the pedagogical potential of pre-professional memories, using as instrument for data collection a textual production of undergraduates about teaching genetics in basic education. The undergraduates' accounts of the experiences present in their memories were analyzed by means of similarity analysis, word cloud and Descending Hierarchical Classification (DHC) analysis using IRAMUTEQ software. In addition, socioeconomic and cultural factors are important and influence the reality presented by each student. The quality in teacher training strongly contributes to the process of teaching genetics in basic education and the students' memories contributed to an awareness, highlighting the main problems in the training of biology teachers and the factors that cause the difficulties in teaching genetics in basic education.pt_BR
dc.description.abstractA utilização das memórias pré-profissionais dos licenciandos como uma estratégia didática pedagógica fornece subsídios para identificar a percepção dos discentes acerca do contexto social e cultural escolar por eles vivenciados na formação básica nas aulas de genética, possibilitando a compreensão das dificuldades do ensino e da aprendizagem, promovendo reflexões sobre as ações pedagógicas presentes no contexto escolar, de forma a aperfeiçoar a formação de sua identidade profissional. Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as experiências pré-profissionais de licenciandos no ensino de genética na educação básica, identificando as práticas pedagógicas presentes nas memórias dos estudantes que marcaram sua formação escolar. A pesquisa é do tipo qualitativa exploratória para examinar o potencial pedagógico das memórias pré-profissionais, utilizando como instrumento para coleta de dados uma produção textual dos licenciandos sobre o ensino de genética na educação básica. Os relatos dos licenciandos sobre as experiências presentes nas suas memórias foram analisados por meio da análise de similitude, a nuvem de palavras e análise da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) utilizando o software IRAMUTEQ. Foram analisadas 63 produções textuais que revelaram um ensino de genética bastante fragmentado, além disso, fatores socioeconômicos e culturais são importantes e influenciam na realidade apresentada por cada discente. A qualidade na formação do professor contribui fortemente no processo de ensino de genética na educação básica e as memórias dos estudantes contribuíram para uma tomada de consciência, evidenciando os principais problemas na formação de professores de biologia e os fatores que acarretam as dificuldades no ensino de genética na educação básica.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectFormação docente;pt_BR
dc.subjectTrajetória escolar;pt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectTeacher training;pt_BR
dc.subjectSchooling trajectory;pt_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.titleMEMÓRIAS PRFORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: UMA ESTRATÉGIA PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICApt_BR
dc.title.alternativePRE-PROFESSIONAL MEMORIES IN THE TRAINING OF TEACHER OF BIOLOGY: A STRATEGY FOR OVERCOMING DIFFICULTIES IN GENETICS TEACHING-LEARNING PROCESSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA RAQUELvec.pdfTCC de Graduação15,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.