Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Gerly da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-22T13:21:23Z-
dc.date.available2022-07-22T13:21:23Z-
dc.date.issued2022-01-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5399-
dc.descriptionMusic offers complementary didactic-pedagogical subsidies for the teaching/learning process in different areas of knowledge. It is a didactic resource used historically by humanity for the formation of citizens. This project aimed to know the role of this resource in Biology teaching as a facilitating strategy in the mediation of conceptual knowledge related to scientific knowledge and cultural knowledge about cassava. The approach is qualitative, seeking to analyze the students' perception of biological themes through the discussion of the theme "Reino Plantae". The research was carried out in a public school in the municipality of Chapadinha-MA with the participation of students from the 3rd grade of high school Initially, an expository and dialogic class was held addressing the "Kingdom Plantae" developing content on biological classification and morphology of plants, using cassava as a model to discuss aspects related to food culture related to its cultivation and the economic and sociocultural role using the “Flour” in the approach of the subjects discussed during the class. The instrument of data collection was a questionnaire applied after the accomplishment of the educational activities. and word clouds that revealed that students use They used scientific knowledge in their textual productions relating their responses to excerpts from the song ‘flour’. The students revealed in their answers that flour is a crucial product for low-income families in the Northeast region of Brazil and that it is part of their cultures and eating habits. They recognize that cassava is cultivated in an artisanal way in their region, highlighting the appropriate type of soil, the annual season provides, citing tools used in the planting process and manual and instrumental procedures from the extraction of cassava from the Earth to the preparation of derived products from the root that occur collectively among farmers. The students exposed the main environmental problems being “burning” and “deforestation”, and they also mentioned the pollution of rivers with chemical and toxic substances that involve the cultivation of cassava. Therefore, the music used in the mediation contributed to the students being able to relate empirical knowledge with scientific knowledge and the environment/reality in which they are inserted.pt_BR
dc.description.abstractA música oferece subsídios didáticos-pedagógicos complementares para o processo de ensino/aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. É um recurso didático utilizado historicamente pela humanidade para formação dos cidadãos. Este projeto teve o objetivo de conhecer o papel desse recurso no ensino de Biologia como estratégia facilitadora na mediação dos conhecimentos conceituais relacionados aos conhecimentos científicos e conhecimentos culturais sobre a mandioca. A abordagem é qualitativa, buscando analisar a percepção dos estudantes sobre os temas biológicos através da discussão do tema “Reino Plantae". A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Chapadinha-MA com a participação de estudantes da 3a série do ensino médio. Inicialmente foi realizada uma aula expositiva e dialogada abordando o “Reino Plantae” desenvolvendo os conteúdos sobre classificação biológica e morfologia das plantas, utilizando a mandioca como modelo para discutir aspectos relacionados a cultura alimentar relacionada ao seu cultivo e o papel econômico e sociocultural utilizando a música “Farinha” na aproximação dos assuntos discutidos durante a aula. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado após a realização das atividades educativas. As respostas dos estudantes foram organizadas em corpus textuais e analisados utilizando o programa IRAMUTEQ realizando a análise de similitude e nuvem de palavras que revelaram que os estudantes utilizaram conhecimentos científicos nas suas produções textuais relacionando suas respostas a trechos da música ‘farinha’. Os estudantes revelaram em suas respostas que a farinha é um produto crucial para as famílias de baixa renda da região Nordeste do Brasil e que faz parte de suas culturas e hábitos alimentares. Reconhecem que a mandioca é cultivada de forma artesanal em sua região destacando o tipo de solo apropriado, a estação anual propicia, citaram ferramentas usadas no processo de plantação e os procedimentos manuais e instrumentais desde a extração da mandioca da Terra até o preparo dos produtos derivados da raiz que ocorrem de forma coletiva entre os agricultores. Os estudantes expuseram os principais problemas ambientais sendo as “queimadas” e os “desmatamentos”, e mencionaram ainda a poluição dos rios com as substâncias químicas e tóxicas que envolvem o cultivo da mandioca. Portanto, a música utilizada na mediação colaborou para que os estudantes conseguissem relacionar os conhecimentos empíricos com os científicos e ao meio/realidade onde estão inseridos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectConhecimento biológico;pt_BR
dc.subjectBotânica e Manhiot esculentapt_BR
dc.subjectBiological knowledge;pt_BR
dc.subjectBotany and Manhiot esculentapt_BR
dc.titleCULTIVO DA MANDIOCA: UTILIZANDO A MÚSICA NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA SOBRE UMA TRADIÇÃO CULTURAL NO MARANHÃOpt_BR
dc.title.alternativeCASSAVA GROWING: USING MUSIC IN TRANSPOSITION DIDACTICS IN BIOLOGY TEACHING ABOUT A TRADITION CULTURAL IN MARANHÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GERLY DA SILVA OLIVEIRAvec.pdfTCC de Graduação12,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.