Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5401
Título: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O ENSINO REMOTO E A PANDEMIA DA COVID 19
Título(s) alternativo(s): PERCEPTION OF BIOLOGICAL SCIENCES UNDERGRADUATES ABOUT THE REMOTE EDUCATION AND THE COVID 19 PANDEMIC
Autor(es): PAULA JÚNIOR, José Rodrigues de
Palavras-chave: Ensino de Biologia;
Ensino-aprendizagem;
Ensino Online;
Ensino na Pandemia
Biology Teaching;
Teaching-learning;
Online Teaching;
Teaching in the Pandemic
Data do documento: 25-Jan-2022
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho apresenta relevância não somente por contribuir com o conhecimento teórico sobre o tema abordado, mas também por trazer relatos de licenciandos, apresentando seus pontos de vista, opiniões e experiências sobre as aulas na modalidade remota. O estudo teve o objetivo de investigar as dificuldades e os desafios enfrentados pelos alunos de Ciências Biológicas, campus de Chapadinha, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sobre o ensino remoto em tempo de pandemia. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e a coleta de dados aconteceu no mês de junho de 2021, por meio da aplicação de um questionário elaborado utilizando a ferramenta Google forms, na qual os dados obtidos através do questionário foram passados por uma pré-análise, na qual foi obtido a nuvem de palavra pelo software Microsoft Word. Os resultados permitiram observar as dificuldades enfrentadas por educadores e educando nesse novo modelo de ensino, que vai desde a acessibilidade dessas tecnologias, motivação, interação e ausência de práticas nas aulas, em que, apesar das dificuldades, foi considerado pelos entrevistados como um ensino bom e como melhor alternativa para o cenário atual de pandemia, pois mantiveram os alunos no distanciamento social, sem exposição ao vírus, proporcionando um ensino e aprendizagem relativamente com êxito.
Descrição: The present work is relevant not only for contributing to the theoretical knowledge on the topic addressed, but also for bringing reports from undergraduates, presenting their points of view, opinions and experiences about classes in the remote modality. The study aimed to investigate the difficulties and challenges faced by students of Biological Sciences, Chapadinha campus, of the Federal University of Maranhão (UFMA), on remote teaching in a time of pandemic. The research approach was qualitative and data collection took place in June 2021, through the application of a questionnaire prepared using the Google forms tool, in which the data obtained through the questionnaire were passed through a pre-analysis, in the which the word cloud was obtained by Microsoft Word software. The results allowed us to observe the difficulties faced by educators and students in this new teaching model, which ranges from the accessibility of these technologies, motivation, interaction and absence of practices in classes, in which, despite the difficulties, it was considered by the interviewees as a good teaching. and as a better alternative to the current pandemic scenario, as they kept students in social distance, without exposure to the virus, providing relatively successful teaching and learning.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5401
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ RODRIGUES DE PAULA JÚNIORvec.pdfTCC de Graduação6,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.