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dc.contributor.authorSANTOS, Maria das Dores Vieira dos-
dc.date.accessioned2022-07-22T14:10:09Z-
dc.date.available2022-07-22T14:10:09Z-
dc.date.issued2022-01-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5403-
dc.descriptionThe study of botany promotes a set of knowledge to understand and seek to overcome the challenges of everyday life. Therefore, Botany could be seen as a science of better understanding and acceptance at school. However, the contents of Botany are passed in an uninteresting and complicated way, without observation or direct relationship with the plants. Exercising the traditional system of education, in which students act as mere spectators. Based on this assumption, the main objective of this study was to analyze the conceptions of elementary school students from a school in Chapadinha-MA about the Teaching of Botany. To this end, the research presented a qualitative and quantitative approach, which used a questionnaire as an instrument for collecting information. The population of this research consisted of 68 students from the 6th and 7th year of Elementary School. Based on the conceptions of elementary school students about Botany teaching, it can be concluded that there is a need to introduce and improve alternative teaching resources, in addition to resuming discussions regarding Botany teaching and the way in which the contents are passed on in the classroom. In summary, the research supports the appreciation of the students' prior knowledge and the contextualization of botany contents, taking into account the interactions of the human being with the environment, so that the teaching-learning process can be improved.pt_BR
dc.description.abstractO estudo da botânica promove um conjunto de saberes para que se entenda e busque vencer os desafios do cotidiano. Logo, a Botânica poderia ser vista como uma ciência de melhor compreensão e aceitação na escola. Porém, os conteúdos de Botânica são passados de modo desinteressante e complicado, sem observação ou relação direta com as plantas. Exercendo o sistema tradicional de educação, em que, os alunos agem como meros espectadores. Partindo desse pressuposto, o presente estudo teve como objetivo principal analisar as percepções dos alunos do ensino fundamental de uma escola de Chapadinha-MA sobre o Ensino de Botânica. Para tal, a pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa e quantitativa, a qual utilizou questionário como instrumento de coleta de informações. A população desta pesquisa foi composta por 68 alunos do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental. Pôde-se concluir com base nas concepções dos alunos do Ensino fundamental sobre o ensino de Botânica, que existe uma necessidade da introdução e aperfeiçoamento de recursos didáticos alternativos, além da retomada de discussões com relação ao ensino de Botânica e da forma como os conteúdos são repassados em sala de aula. Em síntese a pesquisa corrobora para a valorização do conhecimento prévio dos alunos e a contextualização dos conteúdos de botânica, levando em consideração as interações do ser humano com o meio ambiente, para que com isso melhore o processo de Ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAprendizagem;pt_BR
dc.subjectConcepções de alunos;pt_BR
dc.subjectEnsino de Botânicapt_BR
dc.subjectConceptions of students;pt_BR
dc.subjectBotany teaching;pt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titlePERCEPCÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA-MA SOBRE O ENSINO DE BOTÂNICApt_BR
dc.title.alternativePERCEPTIONS OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS FROM THE MUNICIPALITY OF CHAPADINHA-MA ON BOTANICAL TEACHINGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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