Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5406
Título: METODOLOGIAS APLICADAS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA NO ENSINO HÍBRIDO
Título(s) alternativo(s): METHODOLOGIES APPLIED BY BIOLOGY TEACHERS IN HYBRID TEACHING
METODOLOGÍAS APLICADAS POR PROFESORES DE BIOLOGÍA EN LA ENSEÑANZA HÍBRIDA
Autor(es): GOMES, Sandra Borges
Palavras-chave: Ensino;
Educação híbrida;
Dificuldades;
Metodologias
Teaching;
Hybrid education;
Difficulties;
Methodologies
Docencia;
Educación híbrida;
Dificultades;
Metodologías
Data do documento: 12-Jan-2022
Editor: UFMA
Resumo: O presente estudo surgiu da necessidade de discutir o ensino ou educação híbrida e os percalços enfrentados pelos professores no contexto do ensino médio em meio a pandemia na qual nos encontramos emersos. Há muito tempo se discute sobre como ensinar determinados conteúdos, contudo é visível que existem muitas dificuldades por parte dos professores, principalmente aqueles professores que estão iniciando a sua docência, em relacionar conteúdos e métodos. O uso de tecnologias nas escolas pode funcionar como um facilitador no processo ensino-aprendizagem, alterando a forma como o professor veicula os conteúdos, por outro lado, todos esses avanços tecnológicos levam a uma série de inseguranças como o despreparo dos professores no uso dessas ferramentas. Buscando melhorar a forma como entregam conteúdo aos alunos e resultados eficazes, os professores precisam usar ferramentas para as quais não estão preparados e com as quais, por vezes, nunca tiveram contato. Nesse cenário em que enfrenta-se numerosos desafios no cotidiano escolar, tanto para estudantes quanto para professores, adotou-se como objetivo para este trabalho investigar as contribuições e possíveis desafios que o ensino híbrido e as tecnologias trouxeram para os professores e alunos da rede pública estatual do município de Vargem Grande – ma. Conclui-se que esse novo meio de ensino ainda assusta e traz insegurança para os professores, por falta intimidade com novas tecnologias que traz inseguranças ao usá-las.
Descrição: The present study arose from the need to discuss teaching or hybrid education and the difficulties faced by teachers in the context of secondary education in the midst of the pandemic in which we find ourselves emerging. It has been discussed for a long timer about how to teach certain content, however it is visible that there are many difficulties on the part of teachers, especially those teachers who are starting their teaching, in relating content and methods. The use of technologies in schools can act as a facilitator in the teaching-learning process, changing the way the teacher delivers the content. On the other hand, all these technological advances lead to a series of insecurities such as the unpreparedness of teachers in the use of these tools . Seeking to improve the way they deliver content to students and effective results, teachers need to use tools they are unprepared for and sometimes never had contact with. In this scenario in which numerous challenges are faced in everyday school life, both for students and teachers, the objective of this work was to investigate the contributions and possible challenges that hybrid education and technologies brought to public school teachers and students. state of the municipality of Vargem Grande – ma. It is concluded that this new way of teaching still scares and brings insecurity for teachers, for lack of intimacy with new technologies that bring insecurity when using them. ________________ El presente estudio surge de la necesidad de discutir la docencia o educación híbrida y las dificultades que enfrentan los docentes en el contexto de la educación secundaria en medio de la pandemia en la que nos encontramos emergiendo. Se ha debatido durante mucho tiempo sobre cómo enseñar ciertos contenidos, sin embargo es visible que existen muchas dificultades por parte de los docentes, especialmente aquellos que están iniciando su docencia, en relacionar contenidos y métodos. El uso de tecnologías en las escuelas puede actuar como facilitador en el proceso de enseñanza-aprendizaje, cambiando la forma en que el docente entrega los contenidos. Por otro lado, todos estos avances tecnológicos conducen a una serie de inseguridades como la falta de preparación de los docentes en la uso de estas herramientas. Con el fin de mejorar la forma en que entregan el contenido a los estudiantes y los resultados efectivos, los profesores necesitan utilizar herramientas para las que no están preparados y con las que, en ocasiones, nunca han tenido contacto. En este escenario en el que se enfrentan numerosos desafíos en la vida escolar diaria, tanto para estudiantes como para docentes, el objetivo de este trabajo fue investigar los aportes y posibles desafíos que la enseñanza y las tecnologías híbridas trajeron a los docentes y estudiantes de las escuelas públicas. de Vargem Grande - ma. Se concluye que esta nueva forma de enseñar aún asusta y trae inseguridad a los docentes, por falta de intimidad con las nuevas tecnologías que traen inseguridad a la hora de utilizarlas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5406
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDRA BORGES GOMESvec.pdfTCC de Graduação1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.