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http://hdl.handle.net/123456789/5420
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | PINTO, Aline Martins Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T15:19:27Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01T15:19:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5420 | - |
dc.description | The Brazilian port sector has played a preponderant role in the country's economy and has undergone quite significant institutional changes that have structured it into Public Ports (PPs) and Private Use Terminals (TUPs), through which most foreign trade passes. of the nation. This article addresses the sustainability strategies of PPs in the economic, social and environmental dimensions and how Port Authorities have acted in relation to these issues in compliance with the country's general legislation and interrelationship with ANTAQ, the sector's regulatory agency. Therefore, we associate the proposals for Sustainability Reports and the UN Sustainable Development Goals - SDGs, verifying the adherence of the explicit strategies and the guidelines of the 2030 Agenda proposed in 2015. However, it is worth investigating the continuity of its action programs and decisions and effective monitoring of the environmental impact of port activities, especially in the city-port interrelations. These issues are presented as recommendations for further studies, including support for the privatization processes announced by the Ministry of Infrastructure. | pt_BR |
dc.description.abstract | O setor portuário brasileiro tem desempenhado papel preponderante para a economia do país e tem passado por mudanças institucionais bastante significativas que o estruturaram em Portos Públicos (PPs) e Terminais de Uso Privado (TUPs), pelo quais passam a maior parte do comércio exterior da nação. Este artigo aborda as estratégias de sustentabilidade dos PPs nas dimensões econômica, social e ambiental e como Autoridades Portuárias têm atuado relativamente a essas questões no atendimento à legislação geral do país e interrelação com a ANTAQ, agência regulamentadora do setor. Para tanto, associamos as propostas de Relatórios de Sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODSs da ONU, verificando a aderência das estratégias explicitadas e as diretrizes da Agenda 2030 proposta em 2015. No entanto, cabe investigar a continuidade dos seus programas de ações e decisões e o acompanhamento efetivo do impacto ambiental das atividades portuárias, notadamente, nas interrelações cidade-porto. Essas questões se apresentam como recomendações para estudos posteriores, inclusive no apoio aos processos de desestatização anunciados pelo Ministério da Infraestrutura. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Sustentável; | pt_BR |
dc.subject | Portos Públicos; | pt_BR |
dc.subject | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.subject | Sustainable Development; | pt_BR |
dc.subject | Public Ports; | pt_BR |
dc.subject | Sustainable Development Goals | pt_BR |
dc.title | Sustentabilidade portuária: portos públicos brasileiros e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSS) da ONU | pt_BR |
dc.title.alternative | Port sustainability: Brazilian public ports and the UN's 17 Sustainable Development Goals (ODSS) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ALINE MARTINS ARRUDA PINTOvec.pdf | TCC de Graduação | 12,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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