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Título: Diagnóstico do tráfego de veículos na interseção da rua Humberto de Campos com a rua Coelho Neto e a travessa da Alegria no centro de Balsas - MA
Título(s) alternativo(s): Diagnosis of vehicle traffic at the intersection of Rua Humberto de Campos with Rua Coelho Neto and Alegria street in the center of Balsas - MA
Autor(es): OLIVEIRA, Carlito Rocha
Palavras-chave: pontos de conflitos;
contagem de veículos;
fluxo volumétrico de veículos;
points of conflicts;
vehicle counting;
volumetric flow of vehicles.
Data do documento: 18-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Um dos grandes desafios que existem nas cidades de grande e médio porte, é a mobilidade urbana, pois a cada ano há um aumento da população e um crescente número de veículos nas ruas. Deste modo, por não haver uma planejamento das vias urbanas, com a mesma proporcionalidade que cresce o número de pessoas e veículos nas cidades, fica cada vez mais evidente, o estresse causado pelo trânsito, o que de certa forma, se torna um facilitador de congestionamentos nas vias urbanas. Nos últimos 10 anos, a frota de veículos cresceu de forma exponencial na cidade de Balsas - MA, causando constantes conflitos de trânsito nas ruas do centro, fato este que tornou-se critério para o desenvolvimento deste estudo que trata do tráfego de veículos no cruzamento da Rua Humberto de Campos com a Rua Coelho Neto e a travessa da alegria, o qual tem por objetivo identificar os pontos de conflitos, utilizando como metodologia a contagem volumétrica manual de veículos e o fluxo de veículos. O local de estudos é um potencial gerador de conflitos de trânsito, pois está situado em uma região que concentra escolas, bancos, hospitais e algumas entidades governamentais, tais como Unidades Regionais de Saúde e de Educação. A metodologia do trabalho consistiu em três etapas, A primeira etapa consistiu na análise de todos os tipos de movimentos realizados pelos veículos que chegam ao local, sendo gerado um diagrama com os pontos de conflitos. A segunda etapa consistiu na contagem de veículos e a terceira etapa foi a análise estatística dos dados coletados, a fim de estabelecer o fluxo volumétrico de veículos nos horários de pico. A partir dos dados coletados, espera-se que o presente estudo sirva de base para estudos futuros sobre prováveis intervenções no local por parte do poder público a fim de proporcionar soluções de engenharia de tráfego para o cruzamento, gerando assim, uma melhoria na fluidez do trânsito.__ABSTRACT One of the great challenges that exist in large and medium-sized cities is urban mobility, as every year there is an increase in population and an increasing number of vehicles on the streets. In this way, because there is no planning of urban roads, with the same proportionality that the number of people and vehicles in cities grows, it is increasingly evident, the stress caused by traffic, which in a way, becomes a facilitator of congestion on urban roads. In the last 10 years, the vehicle fleet has grown exponentially in the city of Balsas - MA, causing constant traffic conflicts in downtown streets, a fact that became a criterion for the development of this study that deals with vehicle traffic at the intersection. from Rua Humberto de Campos to Rua Coelho Neto and the crossroads of joy, which aims to identify points of conflict, using the manual volumetric counting of vehicles and the flow of vehicles as a methodology. The study site is a potential generator of traffic conflicts, as it is located in a region that concentrates schools, banks, hospitals and some government entities, such as Regional Health and Education Units. The methodology of the work consisted of three stages. The first stage consisted of analyzing all types of movements performed by vehicles arriving at the site, generating a diagram with the points of conflict. The second stage consisted of counting vehicles and the third stage was the statistical analysis of the collected data, in order to establish the volumetric flow of vehicles at peak times. From the data collected, it is expected that the present study will serve as a basis for future studies on possible interventions on the site by the public authorities in order to provide traffic engineering solutions for the intersection, thus generating an improvement in the fluidity of the traffic.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5431
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus de Balsas

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