Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5440
Título: UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA: Contribuições para o desenvolvimento da educação empreendedora dos acadêmicos de administração
Título(s) alternativo(s): UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA: Contributions to the development of entrepreneurial education of business administration students
Autor(es): COSTA, João Vitor Lima
Palavras-chave: Universidade;
Educação empreendedora;
Empreendedorismo;
University;
Entrepreneur Education;
Entrepreneurship
Data do documento: 17-Jan-2021
Editor: UFMA
Resumo: As Instituições de Ensino Superior possuem três missões primordiais: ensino, pesquisa e extensão. Na terceira missão temos a instituição como promotora do desenvolvimento econômico, assim surgindo a Universidade Empreendedora. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no ano de 2021 alcançou a maior colocação do Estado do Maranhão. Dessa forma, o principal objetivo desse artigo é descrever contribuições realizadas pela Universidade Federal do Maranhão referente ao desenvolvimento da educação empreendedora no curso de Administração. A partir de um estudo de caso de cunho qualitativo e quantitativo, pretendeu-se estudar essas ações que a instituição promove, por meio de uma pesquisa descritiva. Logo, adquiriu-se por meio de uma pesquisa documental e entrevista com Gestor de empreendedorismo da IES, quais eram as ações que proporcionaram. Após isso, buscou-se a perspectiva dos acadêmicos de administração acerca das contribuições da UFMA. Posteriormente, apontou-se que a instituição promove diversas ações voltadas à educação empreendedora, porém ainda existe necessidade de envolver os alunos para conseguir que as ações tenham uma contribuição mais efetiva para os discentes, haja vista que 46,15% dos pesquisados ainda não participaram de alguma atividade empreendedora na instituição. Logo, percebeu-se que deve estudar se tem uma assimetria na comunicação e na promoção dessas ações, se existir, aprimorar a forma é de suma importância. Por fim, inferiu-se que UFMA tem se preocupado em desenvolver a Educação Empreendedora.
Descrição: The institutions of higher education have three primary missions: education, research and extension. In the third mission, the institution acts like a promoter of the economic development, in that way creating the Entrepreneur University. In 2021, the Federal University of Maranhão reached the highest position in the state of Maranhão. Therefore, the main goal of this article is to describe the contributions made by the Federal University of Maranhão related to the entrepreneur education’s development. Throughout a qualitative and quantitative case study, the intention was to identify those actions that the institution promotes. Thus, it has been gained through a documental research and an interview with the entrepreneurship manager of the institution which actions were provide. After that, it was looked for the perspective of business administration students about Federal University of Maranhão’s contributions. Subsequently, it was pointed out that the institution promotes several actions aimed at entrepreneurial education, but there is still a need to involve students to ensure that the actions have a more effective contribution to the students, given that 46.15% of those surveyed have not yet participated. of some entrepreneurial activity in the institution. Therefore, it was realized that it should study if there is an asymmetry in communication and in the promotion of these actions, if it exists, improving the form is of paramount importance. Finally, it was inferred that UFMA has been concerned with developing Entrepreneurial Education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5440
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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