Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5448
Título: EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: do reconhecimento das diversidades sexuais à experiência vivida no Pibid Interdisciplinar na Escola Roberto França, no município de Codó - MA
Título(s) alternativo(s): EDUCATION AND SEXUALITY: from the recognition of sexual diversities to experience lived in the Interdisciplinary Pibid at Escola Roberto França, in the city of Codo - MA
Autor(es): VIEIRA JÚNIOR, José Carlos Serra
Palavras-chave: Homossexualidades;
Educação;
PIBID;
Homofobia
Homosexualities;
Education;
PIBID;
Homophobia
Data do documento: 30-Set-2021
Editor: UFMA
Resumo: A temática da sexualidade humana ainda é tabu para a sociedade. Articular sobre o tema não significa torná-lo superficial, é um assunto a ser assimilado da maneira mais singular possível e com muita compostura pelos agentes que se propõem abordá-lo. O presente trabalho monográfico tem objetivo fazer aproximações da temática mais geral sobre a escola como espaço de sociabilidade, onde diferentes identidades se manifestam e interagem, com a investigação empírica sobre como a temática da homossexualidade é abordada na Escola Municipal Roberto França, localizada no povoado Montevidéu I, no município de Codó – MA, a partir das experiências vividas no PIBID Interdisciplinar. De forma mais peculiar, investigamos se há abordagens pedagógicas a respeito da temática no espaço escolar e se docentes, estudantes e gestoras tem o hábito de empenhar-se na inclusão de sujeitos homossexuais. Além do mais, buscamos averiguar manifestações que evidenciem preconceito e homofobia na escola. As conclusões da análise explicitam que ainda não há uma abordagem pertinente acerca do tema da homossexualidade na escola examinada, o que constitui ausência de conhecimentos e, em consequência, intolerância por parte da maioria da comunidade escolar. Verificamos despreparo por parte dos docentes e gestoras, o que inviabiliza uma abordagem satisfatória em relação a temática. Dessa forma, os estudantes também não estão instruídos para encarar o assunto, tampouco para conviver harmonicamente com homossexuais, já que não recebem informações sobre isso nem no convívio familiar e nem na escola. Prontamente, percebe-se o quanto é importante o papel da escola na ascensão da boa harmonia entre as múltiplas formas de sexualidade, de forma a combater os numerosos casos de homofobia, tão recorrentes no cotidiano, haja vista que a maneira mais plausível para enfrentarmos as formas de violência, de comportamentos discriminatórios e de preconceito é através do conhecimento. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a qualitativa, com observação, descrição densa e análise dos fatos a partir das lentes teóricas de Louro, 1997; Andrade, 2012; Junqueira, 2009; Foucault, 1988, Guimarães, 2013; Oliveira, 2013, dentre outros.
Descrição: The theme of human sexuality is still taboo for society. Articulating on the subject does not mean making it superficial, it is a subject to be assimilated in the most unique way possible and with great composure by the agents who intend to approach it. This monographic work aims to approach the more general theme about the school as a space of sociability, where different identities manifest and interact, with the empirical investigation on how the theme of homosexuality is approached at the Roberto França Municipal School, located in Montevideo. I, in the city of Codó – MA, from the experiences lived in the Interdisciplinary PIBID. In a more peculiar way, we investigate whether there are pedagogical approaches regarding the theme in the school environment and whether teachers, students and administrators have the habit of striving for the inclusion of homosexual subjects. Furthermore, we seek to investigate manifestations that show prejudice and homophobia at school. The conclusions of the analysis show that there is still no relevant approach to the topic of homosexuality in the school examined, which constitutes a lack of knowledge and, consequently, intolerance on the part of the majority of the school community. We found unpreparedness on the part of teachers and administrators, which makes a satisfactory approach to the subject unfeasible. Thus, students are also not instructed to face the subject, nor to live harmoniously with homosexuals, since they do not receive information about it either in their family or at school. It is readily understood how important the role of the school is in the rise of good harmony between the multiple forms of sexuality, in order to combat the numerous cases of homophobia, so recurrent in everyday life, given that the most plausible way to face the forms of violence, discriminatory behavior and prejudice is through knowledge. The methodology used for the research was qualitative, with observation, dense description and analysis of facts from the theoretical lenses of Louro, 1997; Andrade, 2012; Junqueira, 2009; Foucault, 1988, Guimarães, 2013; Oliveira, 2013, among others.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5448
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Carlos.pdfTCC de Graduação32,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.