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Título: A (in) acessibilidade atitudinal dos bibliotecários na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The (in) attitudinal accessibility of librarians in the Central Library of the Federal University of Maranhão
Autor(es): ABREU, Sandra de Jesus Campos
Palavras-chave: acessibilidade atitudinal;
biblioteca universitária;
Usuário com deficiência.
attitudinal accessibility;
university library;
Users with disabilities.
Data do documento: 4-Out-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A pesquisa aborda a acessibilidade ou a inacessibilidade atitudinal dos Bibliotecários na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão (BC/UFMA), considerando as ações, as estratégias e as relações acessíveis desenvolvidas. Esta investigação foi viável uma vez que a Biblioteca Universitária prima em ofertar um ambiente que permita a integração e inclusão do usuário com deficiência ou com algum tipo de limitação, priorizando o seu acolhimento e principalmente, favorecendo uma atmosfera de aceitação chamada de “sentimento de pertença". Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, com objetivo geral investigar a (in) acessibilidade atitudinal do Bibliotecário na Biblioteca Central da UFMA. A partir deste objetivo, foram delineados os objetivos específicos: a) caracterizar o entendimento e envolvimento dos bibliotecários em projetos ou ações relacionadas a acessibilidade desenvolvido na Instituição de Ensino Superior e na biblioteca b) identificar o (s) indicio (s) ou não da (in) acessibilidade atitudinal dos Bibliotecários; c) detectar os serviços e produtos oferecidos pela biblioteca aos usuários com deficiência. Para tal pesquisa utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com os bibliotecários. Dessa forma, destaca-se os dados analisados e apresentados, verificou-se a participação em projetos de inclusão social e acesso a informação em cursos e treinamentos ofertados dentro e fora da Universidade, cursos de libras, treinamento do serviço ledor, acessibilidade e inclusão em bibliotecas, atendimento educacional especializado, arquitetura acessível, softwares inclusivos, transcrição de áudio, eventos e palestras. Considerando os indícios de acessibilidade atitudinal, identificou-se acolhimento dos bibliotecários até no decorrer da pandemia com o uso das tecnologias para chamar os estudantes online. Identificou-se que os Bibliotecários buscam a capacitação para viabilizar o atendimento dos usuários com deficiência, como cursos de libras e até outra graduação. Por outro lado, sabe-se que são poucos os que se preocupam com educação continuada voltada para a acessibilidade e inclusão no âmbito da biblioteca. No entanto, os resultados permitiram traçar as várias experiências sobre a acessibilidade atitudinal dos Bibliotecários BC/UFMA e foram resultados relevantes. Dessa forma, conclui-se que os Bibliotecários buscam garantir a igualdade de oportunidade, priorizando a acessibilidade e inclusão no contexto do ensino superior.
Descrição: ABSTRACT The research addresses the accessibility or attitudinal inaccessibility of Librarians in the Central Library of the Federal University of Maranhão (BC/UFMA), considering the actions, strategies and accessible relationships developed. This research was feasible once the university library aims at offering an environment which enables the integration and inclusion of the user with disabilities or with some kind of limitation, prioritizing its reception and, mainly, favoring an atmosphere of acceptance called "feeling of belonging". This is a field research of qualitative nature, with the general purpose of investigating the signs of accessibility or attitudinal inaccessibility of the Librarian of the Central Library at UFMA. Based on this goal, the following specific objectives were outlined: a) to characterize the understanding and involvement of librarians in projects or actions related to accessibility developed in the HEI and in the library; b) to identify the indication(s) or not of the librarians' attitudinal accessibility; and c) to detect the services and products offered by the library to users with disabilities. For such research, a questionnaire was used as a data collection tool with librarians. of said library. Through the data analyzed and presented it was verified the participation in projects of social inclusion and access to information, in courses and training offered inside and outside the university, courses in libras, training of the reader service, accessibility and inclusion in libraries, specialized educational service, accessible architecture, inclusive software, audio transcription and events and lectures. Considering the evidence of attitudinal accessibility, we identified librarians' welcoming even in the course of the pandemic with the use of technologies to call students online. It was identified that librarians seek training to make it possible to effectively serve their users with disabilities, such as courses in libras and even another undergraduate course in order to enable a better service. On the other hand, it is known that few people are concerned with continuing education focused on accessibility and inclusion within the library. However, the results allowed us to trace the various experiences on attitudinal accessibility of BC/UFMA librarians and were relevant results. Thus, it is concluded that Librarians seek to ensure equal opportunity within their limitations, prioritizing accessibility and inclusion in the context of higher education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5454
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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