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Título: A importância da logística no e-commerce para microempresas e empresas de pequeno porte em São Luís – Maranhão
Título(s) alternativo(s): The importance of logistics in e-commerce for micro and small enterprises in São Luís - Maranhão
Autor(es): BOTELHO, Marcos Rodrigues
Palavras-chave: Logística;
E-commerce;
Microempresas (ME);
Empresas de Pequeno Porte (EPP).
Logistics;
E-commerce;
Microenterprises (ME);
Small Businesses (EPP).
Data do documento: 19-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Diante do avanço da tecnologia e a competitividade nas empresas, o e-commerce tornou-se uma ferramenta essencial e diferencial entre empresas trazendo vantagens e desafios no mercado como menor custos operacionais e flexibilidade da logística em agilidades nas entregas de produtos. A importância da logística no e-commerce não só, aumenta o número de vendas de produtos e maior reconhecimento empresarial de consumidores e fornecedores, mas também, como ferramenta essencial para o suprimento de expectativas dos consumidores sem atrasos em entregas nas compras no comércio eletrônico. Segundo pesquisas, as compras digitais cresceram 71% em 2021 e de acordo com relato dos entrevistados 49% pretendem continuar a comprar em plataformas digitais em 2022. Nesse sentido, este estudo traz esta análise da contribuição da logística para o e-commerce em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que é o setor que retém 90% das vagas de empregos no Estado segundo o site do Governo do Maranhão. Na capital, temos a instalação do Porto Itaqui, onde concentra o segundo modal de transporte que é o marítimo na receptação e distribuição de cargas e suprimentos, entretanto, o modal rodoviário é o principal modal de transporte para o e- commerce devido à flexibilidade em canais de distribuição onde empresas utilizam o comércio eletrônico para comercialização de seus produtos/serviços. Sendo assim, a implementação do e-commerce no mercado traz aos leitores uma visão consolidada de gerenciamento e análise de tomada de decisão sobre planejamento logístico para o mercado atual exigente e competitivo.
Descrição: Abstract: With the improvement of technology and the growth of competitiveness among corporations, e- commerce has become an indispensable implement in companies, bringing up advantages and challenges to the market, such as lower operational costs, logistical flexibility and faster delivery of products. Good management in e-commerce not only increases the sales but also gives more recognition to consumers and caterers, acting as a fundamental tool for meeting the consumers’ expectations for their online purchasing experience. According to certain researches, digital sales grew 71% in 2021 and 49% of the consumers intend on keep shopping at digital platforms in 2022. Thus, this article analyses the logistical contribution on e-commerce in small companies in the state, given that this sector contains 90% of the jobs available in Maranhão, according to the state’s government official website. In the state’s, the Itaqui seaport monopolizes the sea transport in the reception and distribution of loads and supplies where the second mode of transport is concentrated, however, the road mode being the main transport for e-commerce in Maranhão, due to its flexibility and variety of allocation channels that corporations use to enhance their electronical sales and services. This way, the implementation of e- commerce in the market gives the readers a consistent view of management and analysis of decision making about logistical design for the contemporary market, so exigent and competitive.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5461
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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