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dc.contributor.authorSILVA, Geilson Pereira-
dc.date.accessioned2022-08-08T16:48:05Z-
dc.date.available2022-08-08T16:48:05Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5465-
dc.descriptionABSTRACT The constant demands for minority groups' rights are the main factor for change in the organizations that have been adhering to diversity valuing actions. In this sense, many companies in the country have structured policies with the objective of including and also enhancing benefits. However, even though their speeches explicitly value and combat prejudice, they are still timid about the implementation of increasingly concrete inclusion actions, which often tend to configure a business strategy and often brand visibility. Based on this, the study proposed to analyze the diversity practices that are being structured in companies established in the state of Maranhão, seeking to understand how this theme has been discussed and perceived and what cultural and climate changes have been stimulated within these organizations. By means of content analysis, and using the MAXQDA software to decode the interviews conducted with the people management managers, it was possible to understand the main actions, mainly training and sensitization that these companies are promoting, and also some recruitment and selection practices through specific processes by means of the autonomy that the configuration of these companies allows. Through this analysis it was possible to perceive the effort that these companies have undertaken to stand out both internally and externally in the debate and practice of this theme.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO As constantes demandas por direito de grupos minoritários são o principal fator de mudança das organizações que tem aderido por ações de valorização da diversidade. Nesse sentido, muitas empresas no país têm estruturado políticas com o objetivo de incluir e também potencializar benefícios. Entretanto ainda que seus discursos explicitem a valorização e o combate ao preconceito, ainda continuam tímidos acerca da implementação de ações cada vez mais concretas de inclusão, e que muitas vezes tendem a configurar uma estratégia de negócio e muitas vezes de visibilidade de marca. A partir disso o estudo propôs analisar as práticas de diversidade que estão sendo estruturadas em empresas estabelecidas no Estado do Maranhão, procurando entender como que essa temática tem sido debatida e percebida e quais mudanças culturais e de clima vem sendo estimuladas dentro dessas organizações. Por meio da análise de conteúdo, e utilizando o software MAXQDA para a decodificação das entrevistas realizadas com os gestores da área de gestão de pessoas, foi possível entender as principais ações, principalmente de capacitação e sensibilização que estas empresas estão promovendo, e também algumas práticas de recrutamento e seleção por meio de processos específicos mediante a autonomia que a configuração dessas empresas permite. Através desta análise foi possível perceber o esforço que estas empresas tem empreendido para se destacarem tanto internamente, quanto externamente no debate e prática dessa temática.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectdiversidade;pt_BR
dc.subjectgestão da diversidade;pt_BR
dc.subjectpráticas de D&I;pt_BR
dc.subjectgestão de pessoas.pt_BR
dc.subjectdiversity;pt_BR
dc.subjectdiversity management;pt_BR
dc.subjectD&I practices;pt_BR
dc.subjectpeople management.pt_BR
dc.titleGestão da diversidade: uma análise das práticas de diversidade e inclusão (D&I) no Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeDiversity management: an analysis of diversity and inclusion (D&I) practices in Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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