Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5477
Título: Eventos, relações de hospitalidade e gestão de stakeholders: um estudo de caso na Semana Maranhense de Dança
Título(s) alternativo(s): Events, hospitality relations and stakeholder management: a case study in the Maranhão Dance Week
Autor(es): SANTOS, Yandra Souza Santana da Rocha
Palavras-chave: hospitalidade;
Stakeholders;
eventos;
serviços.
hospitality;
Stakeholders;
events;
services.
Data do documento: 24-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A hospitalidade é uma característica presente em tudo que c a vida em sociedade de um indivíduo que busca uma construção de relações e perpetuação de vínculos. Compreender como ela pode se fazer presente ou como se faz presente em meio aos ambientes comerciais, ajuda a elaborar meios de estabelecer o apoio mútuo e benefício conjunto, tanto para quem promove a ações de hospitalidade em meio aos serviços oferecidos, quanto para quem é atingido por essas ações. A proposta do presente trabalho consiste em observar de que forma as relações de hospitalidade entre a organização do evento Semana Maranhense de Dança e seus stakeholders influenciam para a realização do evento e são presentes em meio a prestação de serviços, juntamente com seus objetivos específicos que consistiram em observar o entendimento de hospitalidade para ambos os pesquisados, mapear os principais stakeholders e analisar a relação presente entre as partes. Para esta pesquisa foi desenvolvido um estudo de caso único com abordagem qualitativa, tendo como fontes de evidências entrevistas semiestruturadas com o organizador do evento e posteriormente com o seus stakeholders indicado. Os dados foram coletados e organizados a partir de uma categorização previamente elaborada e analisados por meio do método de análise de conteúdo. Por meio da análise foi possível identificar os benefícios gerados pela aproximação entre a organização do evento e os seus principais stakeholders, gerando um sentimento de acolhimento, valorização e identificação contribuindo para o apoio mútuo, resolução de conflitos e satisfação de ambos os lados. Também foi possível constatar que por se tratar de um evento da esfera pública, sendo uma política pública voltada para o entretenimento, a existência de uma preocupação com o igual acesso a todos os participantes é foco tanto por parte da organização do evento quanto por seus stakeholders, gerando assim uma identificação e um diálogo com melhor desenvolvimento de propostas, maior compreensão dos stakeholders em relação aos anseios da organização do evento e satisfação para ambas às partes por estarem atreladas a um evento com uma imagem positiva.
Descrição: ABSTRACT Hospitality is a feature present in everything that surrounds the life in society of an individual who seeks to build relationships and perpetuate bonds. Understanding how it can be present or how it is present in commercial environments helps to develop ways to establish mutual support and joint benefit, both for those who promote hospitality actions in the midst of the services offered, and for those who are affected. For these actions. The purpose of this paper is to analyze how the hospitality relationships between the Maranhense Dance Week event organization and its stakeholders influence the event and are present in the service provision, along with its specific objectives that consisted of in observing the understanding of hospitality for both respondents, mapping the main stakeholders and analyzing the present relationship between the parties. For this research, a single case study with a qualitative approach has developed, having as sources of evidence semi-structured interviews with the event organizer and later with its stakeholders indicated. Data have collected and organized from a previously elaborated categorization and analyzed using the content analysis method. Through the analysis, it was possible to identify the benefits generated by the approximation between the event organization and its main stakeholders, generating a feeling of acceptance, appreciation and identification, contributing to mutual support, conflict resolution and satisfaction on both sides. It was also possible to verify that, as this is a public sphere event, being a public policy focused on entertainment, the existence of a concern with equal access to all participants is a focus both by the event organization and by its stakeholders , thus generating an identification and a dialogue with better development of proposals, greater understanding of stakeholders in relation to the wishes of the event organization and satisfaction for both sides for being linked to an event with a positive image.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5477
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YANDRA SOUZA SANTANA DA ROCHA SANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.