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Título: Ensino de Ciências e questões de gênero: concepções de graduandas em Biologia sobre a representação da figura feminina na ciência
Título(s) alternativo(s): Science Teaching and Gender Issues: Conceptions of Biology Undergraduates on the representation of the female figure in science
Autor(es): SOUSA, Alice Juliana de
Palavras-chave: gênero;
ciência;
mulher;
ensino
gender;
science;
woman;
teaching
Data do documento: 21-Dez-2020
Editor: UFMA
Resumo: A construção das carreiras científicas ao longo dos anos foi marcada por exclusões sociais, o que representa a instalação histórica do preconceito de gênero. Durante décadas as mulheres foram rotuladas na condição de inferioridade intelectual em comparação aos homens, portanto, apesar de muito poder contribuir com o desenvolvimento científico, elas estiveram invisibilizadas na história geral da ciência do Brasil e do Mundo. Mesmo diante das incalculáveis barreiras enfrentadas, muitas mulheres se encontram no ramo científico e construíram carreiras marcadas por grandes feitos. À vista disso, este trabalho se dedica a contribuir com a mudança dessa história. É possível constatar a veracidade dessas afirmativas ao consideramos a trajetória educacional das estudantes do curso de ciências naturais/Biologia da UFMA de Codó/MA. Este trabalho se apoiou na pesquisa qualitativa e se dispôs a discutir como se constitui as carreiras docentes de graduandas de ciências naturais em frente aos seus reconhecimentos como mulheres da ciência. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário online com perguntas abertas, por meio da plataforma Microssoft Forms. A reflexão sobre eles se deu por análise de conteúdo a partir da construção de uma rede sistêmica. Os resultados foram organizados por três blocos na rede sistêmica: (i) escolha profissional – apresentou o processo de definição pelas alunas para a carreira acadêmica dentro do campo das ciências; (ii) – impressões gerais – discorreu sobre percepções gerais que as graduandas têm acerca das mulheres cientistas e (iii) – discutiu quais são os obstáculos e contribuições apontados por elas no que se refere a inserção e valorização da mulher na ciência. De maneira geral, percebeu-se que as graduandas pouco ou nada se referem às contribuições femininas na ciência nas suas falas. Suas trajetórias educacionais estão diretamente ligadas a aspectos socioeconômicos, enfrentando desafios ao longo da sua formação e reconhecendo os futuros impedimentos no decorrer do exercício da profissão docente.
Descrição: The construction of scientific careers over the years has been marked by social exclusion, which represents the historical installation of gender prejudice. For decades women were labeled as intellectual inferiority compared to men, so although they can contribute greatly to scientific development, they were invisible in the general history of science in Brazil and the world. Even in the face of incalculable barriers, many women are in the scientific branch and have built careers marked by great achievements. In view of this, this work is dedicated to contributing to the change in that history. It is possible to verify the veracity of these statements when considering the educational trajectory of the students of the Natural Sciences/Biology course at UFMA in Codó/MA. This work was based on qualitative research and was willing to discuss how the teaching careers of natural science graduates are constituted in view of their recognition as women of science. The data collection tool used was an online questionnaire with open questions, through the Microssoft Forms platform. The reflection on them was through content analysis from the construction of a systemic network. The results were organized in three blocks in the systemic network: (i) professional choice - presented the process of definition by the students for the academic career within the field of sciences; (ii) - general impressions - discussed the general perceptions that the graduates have about women scientists and (iii) - discussed what are the obstacles and contributions pointed out by them regarding the insertion and valorization of women in science. In general, it was noticed that the undergraduates have little or nothing to do with women's contributions to science in their speeches. Their educational trajectories are directly linked to socioeconomic aspects, facing challenges throughout their education and recognizing the future impediments during the exercise of the teaching profession.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5483
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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