Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5484
Título: | EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: um panorama a partir do planejamento da atividade docente |
Título(s) alternativo(s): | EXPERIMENTATION IN THE CONTEXT OF SCIENCE TEACHING: an overview to from the planning of teaching activity |
Autor(es): | NEVES, Danielly Mota |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências; Experimentação em Ciências; Alfabetização Científica; Science teaching; Experimentation in Science; Literacy scientific |
Data do documento: | 6-Out-2021 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação pautada em concepções de professores de ciências sobre o ensino e aprendizagem, observando pontualmente os aspectos de inserção das atividades experimentais no ensino de ciências em escolas do Ensino Fundamental da rede pública municipal que ofertam a etapa II de ensino (6º ao 9º ano), localizadas na zona urbana do município de Coroatá/Maranhão. A pesquisa teve como aporte metodológico o prisma da abordagem qualitativa e a análise de conteúdo para exploração dos dados, organizados a partir da identificação das unidades de significados estruturados em uma rede sistêmica. A pesquisa revelou que os professores participantes do estudo entendem a necessidade e a importância das atividades experimentais no ensino de ciências, bem como, buscam proporcionar aos alunos a vivência de situações reais, articuladas ao ensino teórico comumente presente no conteúdo curricular, conduzindo os alunos ao movimento de formação de conhecimentos científicos pelo próprio caminho do fazer ciências. No entanto, a inserção das atividades experimentais nas aulas de ciências é inviabilizada por diferentes entraves enfrentados pelos professores no cotidiano secundarizando a efetiva inserção desse tipo de estratégia apensada nos seus planejamentos anuais. |
Descrição: | In this work, we present the results of an investigation based on science teachers' conceptions about teaching and learning, observing punctually the aspects of insertion of experimental activities in the teaching of sciences in elementary schools of the municipal public network that offer stage II of teaching (6th to 9th grade), located in the urban area of the municipality of Coroatá/Maranhão. The research had as a methodological contribution the prism of qualitative approach and content analysis for data exploration, organized from the identification of units of meanings structured in a systemic network. The research revealed that the teachers participating in the study understand the need and importance of experimental activities in teaching sciences, as well as, seek to provide students with the experience of real situations, articulated to the theoretical teaching commonly present in the curricular content, leading students to the movement of formation of scientific knowledge through the own way of doing science. However, the inclusion of activities experiments in science classes is made unfeasible by different obstacles faced by teachers in everyday life secondary to the effective insertion of this type of strategy added to their annual plans. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5484 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Danielly Mota Neves.pdf | TCC de Graduação | 15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.