Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5485
Título: | CONHECIMENTO ACERCA DO NOVO CORONAVÍRUS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM CODÓ (MA) |
Título(s) alternativo(s): | KNOWLEDGE ABOUT THE NEW CORONA VIRUS AMONG STUDENTS OF ELEMENTARY SCHOOL FINAL YEARS IN CODÓ (MA) |
Autor(es): | SILVA, Francilia Leal Pereira da |
Palavras-chave: | COVID-19; Ensino; Pandemia COVID-19; Teaching; Pandemic |
Data do documento: | 13-Set-2021 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Devido sua rápida contaminação e contágio na população, o vírus Sars-CoV-2 foi declarado pandemia pela OMS em março de 2020. O conhecimento sobre o agente etiológico, ciclo de vida e formas de transmissão da doença por ele causada (COVID-19) é fundamental para a adoção das medidas de prevenção. Esta pesquisa teve por objetivo identificar o nível de conhecimento acerca do novo coronavírus entre estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola particular no município de Codó (MA). Este trabalho trata-se de um estudo de caso exploratório. A pesquisa foi realizada por meio de mídias digitais, tendo como universo amostral estudantes do 6° ao 9º ano da instituição de ensino Escola Pequeno Polegar, Codó (MA). Inicialmente foi realizada uma avaliação diagnóstica com os 31 alunos, acerca dos conhecimentos relacionados à Virologia, ao novo coronavírus, à COVID-19 e formas de prevenção da doença e vacinação. Os questionários foram analisados e com base as respostas que tiveram maior número de erros, foram pesquisados e selecionados vídeos didáticos, os quais foram enviados aos alunos. Para uma maior discussão dos vídeos e da temática, foram realizadas rodas de conversa com os estudantes e foi reaplicado o mesmo questionário aos participantes e uma nova análise das respostas de forma quantitativa e qualitativa. Mesmo com as diversas mídias divulgando o tema maciçamente, por meio das respostas dos questionários, ficou evidenciado que ainda há muito equívoco acerca o novo coronavírus. Além disso, revelou-se uma carência de absorção de informação com qualidade, por mais que essas informações sejam repassadas em grande quantidade. Com esta pesquisa, demonstrou-se que meios de intervenções de um tema específico são relevantes para uma aprendizagem científica mais significativa e relevante para o público estudantil. |
Descrição: | Due to its rapid contamination and contagion in the population, the Sars-CoV-2 virus was declared a pandemic by the WHO in March 2020. Knowledge about the etiological agent, life cycle and forms of transmission of the disease caused by it (COVID-19) it is fundamental for the adoption of prevention measures. This research aimed to identify the knowledge about the new coronavirus among students of Elementary School Final Years of a private school in the city of Codó (MA). This work is an exploratory case study. The research was conducted through digital media, having as a sample universe students from the 6th to the 9th grade of the teaching institution Escola Pequeno Polegar, Codó (MA). Initially, a diagnostic evaluation was carried out with the 31 students, about knowledge related to Virology, the new coronavirus, COVID-19 and ways to prevent the disease and vaccination. The questionnaires were analyzed and based on the answers that had the highest number of errors, educational videos were researched and selected, which were sent to the students. For a greater discussion of the videos and the theme, conversation circles were held with the students and the same questionnaire was reapplied to the participants and a new analysis of the answers in a quantitative and qualitative way. Even with the various media massively publicizing the topic, through the responses to the questionnaires, it was evident that there is still a lot of misunderstanding about the new coronavirus. In addition, there was a lack of absorption of quality information, even though this information is passed on in large quantities. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5485 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francilia Leal Pereira da S..pdf | TCC de Graduação | 9,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.