Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5514
Título: Permanência das micro e pequenas empresas no mercado: um estudo da região de São Luís do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Permanence of micro and small enterprises in the market: a study of the São Luís do Maranhão region
Autor(es): GARCES, Ricardo Mendes
Palavras-chave: empreendedorismo;
micro e pequenas empresas;
permanência no mercado.
entrepreneurship;
micro and small business;
market permanence.
Data do documento: 10-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente estudo teve como ponto de partida uma pesquisa desenvolvida em São Bernardo do Campo/SP, que buscava compreender o motivo de empresas superarem a taxa de mortalidade empresarial e a predatória concorrência mercadológica. Portanto, este estudo apresenta os resultados obtidos na cidade de São Luís do Maranhão, para compreender os motivos de permanência no mercado das Micro e Pequenas empresas locais. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória com a aplicação de um questionário do tipo Likert com cinco pontos, tendo por objetivo realizar a verificação relativa ao grau de concordância ou não dos empresários participantes com as assertivas estabelecidas para o estudo por meio do cálculo do Ranking Médio (RM). Os principais resultados apontam que o Conhecimento e know-how dos proprietários e a equipe formada na constituição da empresa fazem toda a diferença para que as MPEs atingissem uma taxa de sobrevivência acima da média.
Descrição: ABSTRACT This study had as its starting point a research developed in São Bernardo do Campo / SP, which sought to understand the reason why companies outperform the corporate mortality rate and predatory market competition. Therefore, this study presents the results obtained in the city of São Luís do Maranhão, to understand the reasons for staying in the local Micro and Small Business market. For this, an exploratory research was conducted with the application of a five- point Likert questionnaire, aiming to verify the degree of agreement or not of the participating entrepreneurs with the assertions established for the study by calculating the Ranking. Medium (RM). The main results point out that the knowledge and know-how of the owners and the team formed in the constitution of the company make all the difference so that the MSEs reach an above average survival rate.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5514
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICARDO MENDES GARCÊS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso258,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.