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Título: Análise de custos e formação de preço: estudo desenvolvido em uma empresa beneficiadora de pescados
Título(s) alternativo(s): Cost analysis and price formation: a study developed in a fish processing company
Autor(es): PEREIRA, Marina Helainy Sousa
Palavras-chave: custeio;
precificação;
beneficiamento de pescados.
costing;
pricing;
fish processing.
Data do documento: 19-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Para que uma empresa se mantenha saudável financeiramente e alcance o seu principal objetivo que é o lucro, ela precisa conhecer bem a sua estrutura de custos e despesas e dispor de uma boa formação de preços. Esta pesquisa é caracterizada como exploratória e de abordagem qualitativa, é desenvolvida em uma empresa beneficiadora de pescados, com o objetivo de propor um método de custeio e precificação que permita que a mesma tenha resultados positivos. Através da aplicação do Custeio Variável e da técnica Markup, foram identificados problemas na estrutura de custos e formação de preços, além de valores elevados das despesas quando confrontadas com o volume de vendas no período, o que leva a empresa a um resultado negativo. De certo, para contornar essa situação sugeriu-se uma reavaliação dos custos e despesas para redução dos mesmos e na formação de preços, além do markup, a realização de pesquisas de mercado para conhecimento dos preços praticados e aceitáveis, para manter a empresa competitiva.
Descrição: ABSTRACT For a company to remain financially sound and achieve its main profit objective, it needs to know its cost and expense structure and have good pricing. This research is characterized as exploratory and qualitative approach, is developed in a fish processing company, aiming to propose a costing and pricing method that allows it to have positive results. Through the application of Variable Costing and the Markup technique, problems were identified in cost structure and pricing, as well as high expenses when compared to sales volume in the period, which leads the company to a negative result. Certainly, to circumvent this situation, it was suggested a reevaluation of the costs and expenses to reduce them and the formation of prices, in addition to markup, conducting market research to know the prices practiced and acceptable, to keep the company competitive.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5517
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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