Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5522
Título: | Competências desenvolvidas no estágio curricular: percepção dos alunos do curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Competences developed in the curricular internship: perception of the students of the Administration course at the Federal University of Maranhão |
Autor(es): | FURTADO, Eliana Pereira |
Palavras-chave: | competências; estágio curricular; competências desenvolvidas. skills; curricular stage; skills developed. |
Data do documento: | 12-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: O estágio curricular corresponde a um componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil dos alunos do curso de graduação em Administração, onde deve colaborar para o desenvolvimento das competências de forma a serem capazes de aprender e exercer novos conhecimentos, identificar problemas e formular alternativas, conceber projetos, explorar resultados e compreender sua função em uma estrutura organizacional. Dessa forma, tem-se como objetivo geral verificar a percepção dos alunos do curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sobre as competências desenvolvidas durante o período de estágio curricular. O presente artigo é uma pesquisa de campo de cunho exploratório, fundamentada em pesquisa bibliográfica com uma amostra de 71 alunos, os dados foram coletados através de questionário e analisados visando conhecer a percepção dos estudantes a partir de dados coletado tendo como base a definição de competência proposto por Fleury (2001). Os resultados apontam que os estudantes desenvolvem mais competências de “comprometimento e responsabilidade” e menos a de “empreender”. Conclui-se neste trabalho que o desenvolvimento de competências no ambiente de estágio constitui um instrumento valioso para a formação do profissional formado em Administração, desde que, possam ser aprimoradas e adaptadas ao desenvolvimento de cada ambiente organizacional. Abre-se a possibilidade de pensar de que forma os estudantes desenvolvem essas competências e qual comprometimento as empresas têm em contribuir para o desenvolvimento dessas competências. |
Descrição: | ABSTRACT: The internship corresponds to a curricular component directed to the consolidation of the desired professional performances, inherent to the profile of the undergraduate Business Administration students, where they should collaborate for the development of competences in order to be able to learn and exercise new knowledge, identify problems and formulate alternatives, design projects, explore results and understand their function within an organizational structure. Thus, the general objective is to verify the perception of students of the Administration course at the Federal University of Maranhão (UFMA) about the competences developed during the curricular internship period. This article is an exploratory field research, based on bibliographic research with a sample of 71 students. The data were collected through a questionnaire and analyzed aiming at knowing the students' perception from data collected based on the definition of competence proposed by Fleury (2001). The results show that students develop more "commitment and responsibility" skills and less "entrepreneurship" skills. It is concluded in this paper that the development of competences in the internship environment is a valuable instrument for the formation of the professional graduated in Administration, provided that they can be improved and adapted to the development of each organizational environment. It opens the possibility to think about how students develop these skills and what commitment companies have to contribute to the development of these skills. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5522 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELIANA PEREIRA FURTADO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 398,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.