Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5525
Título: Indicadores financeiros em startups: a utilização ou não de indicadores para determinar o desempenho
Título(s) alternativo(s): Financial indicators in startups: the use or not of indicators to determine performance
Autor(es): LIMA, Débora Castro Melo de
Palavras-chave: indicadores;
startup;
desempenho.
indicators;
startup;
performance.
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este artigo busca entender como as startups avaliam seu desempenho com base em seus indicadores financeiros, objetivando analisar o desempenho das startups estudadas com base nestes indicadores, se utilizam ou não indicadores, se tem a compreensão da existência dos mesmos, como utilizam eles para suas tomadas de decisões e como podem chegar aos seus objetivos tendo eles como alertas positivos e negativos do papel que estas organizações estão desempenhando. Outro ponto importante é como o desempenho pode ser entendido para cada organização e como as startups se preocupam com estes indicadores em sua fase de comercialização do produto. Para se obter estes dados foram aplicados entrevistas e formulários com coordenadores financeiros em 3 startups na cidade de São Luís, entretanto como alguns dados são privados, chamaremos as startups de alpha, beta e ômega.Com o resultado da pesquisa, pode-se perceber que ao iniciar a comercialização dos produtos a startup não conhece os nomes dos indicadores, apesar de aplicá-los na sua execução diária, quando se atingi um patamar mais robusto de comercialização a preocupação e o conhecimento sobre os indicadores torna-se primordial para o acompanhamento do desenvolvimento da empresa, as decisões que serão tomadas e um cenário do que se pretende alcançar.
Descrição: ABSTRACT This article seeks to understand how startups evaluate their performance based on their financial indicators, aiming to analyze the performance of startups studied based on these indicators, whether or not they use indicators, whether they have an understanding of their existence, how they use them for their taking. decisions and how they can reach their goals with positive and negative warnings of the role these organizations are playing. Another important point is how performance can be understood for each organization and how startups care about these indicators in their product marketing phase. To obtain these data interviews and forms were applied with financial coordinators in 3 startups in the city of São Luís, however as some data are private, we will call the startups alpha, beta and omega. With the result of the research, it can be seen that When starting to commercialize the products the startup does not know the names of the indicators, although applying them in their daily execution, when reaching a more robust level of marketing concern and knowledge about the indicators becomes paramount for monitoring the company development, the decisions that will be made and a scenario of what is to be achieved.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5525
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA CASTRO MELO DE LIMA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso263,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.