Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Aylla Stephanne da Costa-
dc.date.accessioned2022-08-16T17:47:23Z-
dc.date.available2022-08-16T17:47:23Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5533-
dc.descriptionABSTRACT This paper discusses the importance of succession planning in a family business, highlighting that, in the absence of proper preparation, these companies may encounter various difficulties in their path. However, when well planned, it allows the emergence of several opportunities. Therefore, this study seeks to understand the main challenges in the succession process in family businesses. As a methodology, initially, a literature revision was carried out, with the purpose of deepening the knowledge about family businesses, mainly addressing the concepts, characteristics, advantages and disadvantages and their life cycle. Next, we present a case study of a family business, with more than 60 years in the market and that is in the third generation of successors, as well as an analysis of the main steps that made up its succession process. With this study, it was found that the company has a perspective of a succession plan linked to the experiences that managers obtained from the organizational environment. Finally, it is concluded that the company brings values inherited from its founder and maintained until today, ensuring the legacy based on pioneering, quality and credibility.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho aborda a importância do planejamento sucessório em uma empresa familiar, destacando que, na ausência de um devido preparo, estas empresas podem encontrar várias dificuldades em seu percurso. Entretanto, quando bem planejado, possibilita o surgimento de diversas oportunidades. Por isso, este estudo busca compreender os principais desafios existentes no processo sucessório em empresas familiares. Como metodologia, inicialmente, realizou-se uma revisão de literatura, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre empresas familiares, abordando principalmente os conceitos, características, vantagens e desvantagens e o seu ciclo de vida. Em continuação, é apresentado um estudo de caso de uma empresa familiar, com mais de 60 anos no mercado e que está na terceira geração de sucessores, bem como, uma análise das principais etapas que compuseram o seu processo de sucessão. Com esse estudo, verificou-se que a empresa possui uma perspectiva de um plano sucessório atrelado às experiências que os gestores obtiveram a partir do ambiente organizacional. Por fim, conclui- se que a empresa traz valores herdados de seu fundador e mantidos até hoje, garantindo o legado baseado no pioneirismo, qualidade e credibilidade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEmpresas Familiares;pt_BR
dc.subjectprocesso sucessório;pt_BR
dc.subjectplanejamento sucessório.pt_BR
dc.subjectFamily Business;pt_BR
dc.subjectsuccession process;pt_BR
dc.subjectsuccession planning.pt_BR
dc.titleDesafios do processo sucessório em micro e pequenas empresas familiares: um estudo de caso em uma empresa no ramo de fotografia em São Luís - MApt_BR
dc.title.alternativeChallenges of the succession process in micro and small family businesses: a case study in a photography company in São Luís - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AYLLA STEPHANNE DA COSTA COSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso668,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.