Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5550
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dc.contributor.authorSANTOS, Rafaela Araujo-
dc.date.accessioned2022-08-26T15:04:36Z-
dc.date.accessioned2022-08-26T15:04:43Z-
dc.date.available2022-08-26T15:04:36Z-
dc.date.available2022-08-26T15:04:43Z-
dc.date.issued2021-10-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5550-
dc.description.abstractRESUMO O presente estudo tem por objetivo expor arte e linguagem na filosofia de Nietzsche, dando ênfase na passagem do estado artístico para o estado racional, e, para o entendimento da linguagem como fundamento da metafísica. Inicialmente, a arte apolínea é vista como elemento preciso para a conservação das aparências, criando um filtro ilusório, capaz de embelezar o mundo ao seu redor para “fugir” dos horrores existentes. Do outro lado, a arte dionisíaca rompe com o véu ilusório, mostrando a realidade sem mascaramentos. A união desses dois instintos artísticos gerou a arte trágica, representando o equilíbrio da existência, algum tempo depois, a arte trágica entra em declínio e surge a linguagem como a grande salvadora, o “antídoto” necessário para a existência. Nesse momento, o homem sai de um estado artístico para um estado racional, que foi inserido por Sócrates e que para Nietzsche é o grande responsável juntamente com Eurípides pela decadência da arte trágica. A chegada do estado racional, a linguagem entendida de forma metafisicamente, o homem passa a estabelecer denominações para tudo aquilo que o cerca, nomeando e a partir da sua duração tornando-as verdades concretas, para sua conservação em meio a sociedade. A verdade, elemento estabelecido para favorecer e facilitar as relações humanas tem a finalidade de promover e modificar a vida, assim, constituindo o problema da verdade que se encontra relacionado pela maneira como o homem estabeleceu sua conexão com a linguagem. Deste modo, o trabalho em questão visa também mostrar as contribuições dessas reflexões para o problema da verdade.__ABSTRACT The present study aims to expose art and language in Nietzsche's philosophy, emphasizing the passage from the artistic state to the rational state, and to the understanding of language as the foundation of metaphysics. Initially, Apollonian art is seen as a precise element for the conservation of appearances, creating an illusory filter, capable of beautifying the world around it to “escape” the existing horrors. On the other hand, Dionysian art breaks the illusory veil, showing reality without masking. The union of these two artistic instincts generated tragic art, representing the balance of existence, sometime later, tragic art goes into decline and language appears as the great savior, the “antidote” necessary for existence. At that moment, man leaves an artistic state for a rational state, which was inserted by Socrates and who for Nietzsche is largely responsible, along with Euripides, for the decadence of tragic art. The arrival of the rational state, the language understood in a metaphysical way, the man starts to establish denominations for everything that surrounds him, naming and from their duration making them concrete truths, for their conservation in the midst of society. Truth, an element established to favor and facilitate human relationships, has the purpose of promoting and modifying life, thus constituting the problem of truth that is related to the way in which man established his connection with language. Thus, the work in question also aims to show the contributions of these reflections to the problem of truth.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectNietzsche;pt_BR
dc.subjectarte;pt_BR
dc.subjectlinguagem;pt_BR
dc.subjectverdade;pt_BR
dc.subjectNietzsche;pt_BR
dc.subjectart;pt_BR
dc.subjectlanguage;pt_BR
dc.subjecttruth.pt_BR
dc.titleArte e linguagem na filosofia de Nietzschept_BR
dc.title.alternativeArt and language in the philosophy of Nietzschept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.
TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

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