Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Taiane Cristine Meireles-
dc.date.accessioned2022-08-26T17:35:38Z-
dc.date.available2022-08-26T17:35:38Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5551-
dc.description.abstractRESUMO A presente pesquisa tem como objetivo analisar os processos e fatores que influenciam a permanência das discentes mães no curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com característica descritiva e exploratória realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Frente os objetivos que o artigo propõe o texto está dividido em três sessões. Inicialmente, destacaremos os procedimentos metodológicos utilizados na realização da pesquisa, com especial destaque para a técnica da análise de conteúdos. Na segunda sessão, exploramos referências teóricas acerca da mulher e da maternidade, ressaltando a vivência da maternidade no contexto acadêmico. Na terceira etapa do artigo apresentam-se os resultados obtidos com a realização da pesquisa, destacando as estratégias dessas mães estudantes para sua permanência na universidade e os desafios de conciliar a maternidade com os estudos superiores. Por fim, apresentamos considerações finais acerca do que exploramos ao longo do texto.pt_BR
dc.description.sponsorshipABSTRACT The objective of this research is to analyze the processes and factors that influence the permanence of older students in the Bachelor of Human Sciences/Sociology course at the São Bernardo Science Center of the Federal University of Maranhão (UFMA). This is a qualitative research with descriptive and exploratory characteristics carried out through semi- structured interviews. In view of the objectives that the article or text is divided into three sections. Initially, we will highlight the methodological procedures used in conducting the research, with special emphasis on the content analysis technique. In the second session, we explored theoretical references on women and motherhood, highlighting the experience of motherhood in the academic context. In the third stage of the article, we present the results obtained from the research, highlighting the strategies of most students for their permanence in the university and the challenges of reconciling motherhood with higher studies. Finally, we present the final considerations about what we explore throughout the text.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectUniversidade;pt_BR
dc.subjectMaternidade;pt_BR
dc.subjectMulher;pt_BR
dc.subjectSão Bernardo;pt_BR
dc.subjectEstratégias.pt_BR
dc.subjectUniversity;pt_BR
dc.subjectMaternity;pt_BR
dc.subjectWoman;pt_BR
dc.subjectSão Bernardo;pt_BR
dc.subjectStrategies.pt_BR
dc.titleMães Universitárias: experiências e desafios da maternidade e da vida acadêmica em São Bernardo do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeUniversity Mothers: experiences and challenges of maternity and academic life in São Bernardo do Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAIANECRISTINEMEIRELESSOUSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso450,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.