Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5557
Título: | Os saberes dos professores de Educação Física: um estado da arte |
Título(s) alternativo(s): | The knowledge of Physical Education teachers: a state of the art |
Autor(es): | SOUZA, Willyam Witychel Silva |
Palavras-chave: | Saberes Docentes; Educação Física; Estado da Arte. Teaching Knowledge; Physical Education; State of the Art. |
Data do documento: | 26-Jul-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo Este estudo trata-se de um Estado da Arte que teve como objetivo compreender o desenvolvimento das produções científicas brasileiras sobre os saberes profissionais dos docentes em Educação Física produzidas no período de 2018-2022. A pesquisa foi estruturada a partir de artigos, teses e dissertações encontrados nos bancos de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online) e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Foram utilizados como descritores "Saberes Docentes", "Educação Física", “Knowledge Base”. No levantamento realizado foram achadas 11 produções compostas por: 4 artigos, 4 dissertações e 3 teses. Através dos resultados foi possível compreender que as produções científicas analisadas tiverem como principais sujeitos, acadêmicos e professores de Educação Física, possuindo entre suas tendências metodológicas a abordagem qualitativa, como instrumentos de coleta a observação, as filmagens das aulas, entrevistas (semiestruturadas e de autoconfrontação) e aplicações de questionários. Puderam-se identificar alguns saberes através da analise das categorias, nas pesquisas com o enfoque nos acadêmicos em Educação Física identificaram a presença de saberes das ciências da educação e os da tradição pedagógica. Nas produções com foco nos docentes em Educação Física foram identificados saberes disciplinares, saberes curriculares, saberes das ciências da educação e saberes experienciais. |
Descrição: | Abstract This study is about a State of the Art that aimed to understand the development of Brazilian scientific productions on the professional knowledge of teachers in Physical Education produced in the period 2018-2022. The research was structured from articles, theses and dissertations found in the SciELO (Scientific Electronic Library Online) and BDTD (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations) databases. We used as descriptors "Teachers Knowledge", "Physical Education", "Knowledge Base". In the survey carried out, 11 productions were found, consisting of: 4 articles, 4 dissertations and 3 theses. Through the results it was possible to understand that the scientific productions analyzed have as main subjects, academics and teachers of Physical Education, having among their methodological tendencies the qualitative approach, as collection instruments observation, filming of classes, interviews (semi-structured and self-confrontation ) and questionnaire applications. It was possible to identify some knowledge through the analysis of the categories, in researches with a focus on academics in Physical Education, they identified the presence of knowledge from the sciences of education and from the pedagogical tradition. In the productions focused on teachers in Physical Education, disciplinary knowledge, curricular knowledge, knowledge of educational sciences and experiential knowledge were identified. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5557 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WILLYAMWITYCHELSILVASOUZA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 356,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.