Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5569
Título: Promoção de saúde bucal em escolas do ensino fundamental do município de Pinheiro, MA
Título(s) alternativo(s): Oral health promotion in elementary schools in the municipality of Pinheiro, MA
Autor(es): LEITE, Márcio Roberto Cunha
Palavras-chave: Educação em saúde;
Saúde bucal;
Educação em saúde bucal.
Health education;
Oral health;
Oral health education.
Data do documento: 28-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Muitas crianças em fase escolar têm problemas na dentição em desenvolvimento, devido à ausência de acesso à informação e aos serviços odontológicos. Diante disso, desenvolveu-se o estudo com o objetivo de discutir a importância da promoção e prevenção da saúde bucal no ensino fundamental de Pinheiro, MA. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, descritiva, considerando publicações de 2017 a 2021 nas bases Scielo e Google Acadêmico, utilizando-se os descritores “educação em saúde”, “saúde bucal” e “educação em saúde bucal”. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa de campo com envio de questionário, via Google Forms, a gestores e coordenadores de escolas públicas de Pinheiro, MA. Para as questões discursivas, utilizou-se a técnica de análise de discurso de Bardin. Como resultados, obteve-se que os gestores escolares estão trabalhando nas escolas da amostra há, em média, dois anos e meio; as ações de educação em saúde acontecem anualmente e partem de iniciativas da Secretaria de Saúde; não há capacitação para a equipe escolar, especificamente, sobre saúde bucal, tampouco projetos interdisciplinares sobre essa temática. No entanto, quando acontecem ações de saúde bucal na escola, a comunidade escolar participa ativamente. Portanto, considerou-se a importância da elaboração de um projeto interdisciplinar e capacitação e/ou aperfeiçoamento da equipe escola como estratégias de promoção da educação em saúde bucal nessas escolas.
Descrição: ABSTRACT Many children at school have problems with their developing teeth, due to the lack of access to information and dental services, thus making adequate and preventive care difficult. In view of this, the study was developed with the objective of discussing the importance of the promotion and prevention of oral health in elementary school in Pinheiro, MA. Therefore, a descriptive bibliographic research was carried out, based on the search for publications from 2017 to 2021 in the Scielo and Google Scholar databases, using the descriptors “health education”,“oral health”and “oral health education”. In order to relate the discourses and theoretical findings, afield research was carried out using a questionnaire via Google Forms, with managers and/or coordinators of public schools in the municipality of Pinheiro, MA. For discursive questions, Bardin's discourse analysis technique was used. As a result, it was found that school managers have been working in the schools in the sample for, on average, two and a half years; health education actions take place annually and are part of the Health Department's initiatives; there is no training for the school team, specifically on oral health, nor interdisciplinary projects on this topic. Nonetheless, when oral health actions take place the school community actively participates. Therefore, the importance of developing an interdisciplinary project and training and/or improvement of the school team was considered as strategies to promote oral health education in these schools.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5569
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

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