Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5572
Título: Relação família, docente e escola no contexto pandêmico no município de Peri Mirim, Maranhão
Título(s) alternativo(s): Family, teacher and school relationships in the pandemic context in the municipality of Peri Mirim, Maranhão
Autor(es): OLIVEIRA, Débora Vitória da Silva
Palavras-chave: familiares;
ensino remoto;
educação;
COVID-19.
relatives;
remote learning;
education;
COVID-19.
Data do documento: 28-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O trabalho apresenta o resultado da pesquisa intitulada: Relação família, docente e escola no contexto pandêmico do município de Peri Mirim, Maranhão. Diante da pandemia da COVID- 19 e com o distanciamento social sendo imposto, muitas foram as dificuldades enfrentadas pelos pais, escola e corpo docente. Por meio de uma revisão narrativa da literatura de estudos nacionais e internacionais, abordamos a educação escolar no ensino remoto, o papel da família na educação dos filhos, a participação na escola em tempos de pandemia e os desafios em manter o vínculo entreescola e família na pandemia e a percepção de professores na relação família/escola. A problemática surgiu da seguinte questão: De que forma está ocorrendo a relação família, docente e escola no contexto pandêmico bem como quais as informações são repassadas nas entregas de atividades escolares no município de Peri Mirim Maranhão? Objetivamos identificar quais as dificuldades encontradas ao longo do processo de Responsável/professor e professor fora da sala de aula; beneficiar o campo em estudo, pois de posse das informações levantadas aproximamos essas duas instituições a partir dos relatos dos partícipes e da comunidade escolarde Peri Mirim por não ser um fato isolado. Mais adiante foi realizada a pesquisa de campo, que caracterizou o estudo de caso, a abordagem dada foi a quanti-qualitativa e para a coleta de dadosfoi utilizado a plataforma do Google Forms no qual utilizou-se questionários com perguntas abertas, fechadas e de múltiplas escolhas. Os entrevistados foram pais, docentes e a gestora da Escola Municipal Carneiro de Freitas do município de Peri Mirim, Maranhão. Através dos resultados desta pesquisa tornou-se possível constatar o quanto a escola pública do Município de Peri Mirim, não estava preparadas para um ensino remoto, as grandes dificuldades que ocorreram no ensino remoto e ainda o baixo rendimento escolar do aluno. As considerações finais evidenciam que o ensino remoto e a distância podem ser vistos como um entrave pela falta ou instabilidade de recursos para a implantação, sugerindo que ações governamentais precisam ser tomadas para equipar escolas, professores e alunos com computadores e internet de qualidade para agilizar o processo de ensino.
Descrição: ABSTRACT This paper shows the outcome of the research titled as: The relation of family, teacher, and the school in a pandemic context from the city town Peri Mirim, in the state of Maranhão. Facing the COVID-19 pandemic and the social distance being imposed on the people, there were many difficulties that the parents, the school, and the teacher had struggled on online teaching. Through a narrative literature review of national and international studies, We discussed the scholar education in online teaching, the family role in the education of children and participation in the school in times of pandemic and the perception of the teachers when it comes to the relation between family and school. The investigated arose from the following question: How is the relationship between family, teacher, and school taking place in the pandemic context, as well as what information is provided during the delivery of activities school in the town of Peri Mirim in the state of Maranhão? objective: Identify what are the difficulties faced through the process Responsible/Teacher andteacher outside the classroom, To benefit the field under study, because the information gathered we approach these two institutions closer together, based on the reports of the participants and, the whole Peri Mirim school community, since it is not an isolated fact. Furthermore, the field research was conducted, which characterized the case study, the approach given was qualitative and quantitative research and for data collection the Google Forms platform was used in which questionnaires with open, closed, and multiple-choice questions with guiding. The interviewees were parents, teachers, and the manager of the Escola Municipal Carneiro de Freitas in the city of Peri Mirim, Maranhão. Through the results of this research it became possible how much the public school in the municipality of Peri Mirim was not prepared for remote teaching, the great difficulties that occurred the remote teaching, and also the student's low academic performance. The final considerations show that remote teaching and distance can be seen as a barrier due to the lack or instability of resources, suggesting that government actions need to be taken to equip schools, teachers, and students with quality computers and internet to accelerate the teaching process.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5572
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORAVITÓRIADASILVAOLIVEIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.