Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5575
Título: A questão ambiental nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental – anos finais: um estudo na cidade de Água Doce do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The environmental issue in elementary school geography textbooks – final years: a study in the city of Água Doce do Maranhão
Autor(es): BRANDÃO, Adriano Souza
Palavras-chave: livro didático;
geografia;
educação ambiental;
questões ambientais;
textbook;
geography;
environmental education;
environmental issues.
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O livro didático tem se constituído como a principal ferramenta pedagógica para ensinar e aprender nas escolas públicas. Esse material se insere em uma complexa rede de produção e comercialização, o que o torna multifacetado. É nesse ideário, que os conteúdos presentes nos livros didáticos estão permeados por discursos e representações sociais, sendo as questões ambientais, objeto de disputa e de construção de uma visão de mundo. Proponho analisar livros didáticos de Geografia do ensino fundamental - anos finais para compreender como as questões ambientais são abordadas. Como metodologia da pesquisa, foram analisados três livros didáticos de Geografia do ensino fundamental - anos finais (Geografia: Sociedade e Cotidiano - 6º ano, 2009; Projeto Araribá: Geografia - 6º ano, 2010; e Expedições Geográficas - 9º ano, 2015), utilizados na rede de ensino público do município de Água Doce do Maranhão. Também foram realizadas leituras e análises das políticas oficiais (Programa Nacional do Livro e do Material Didático, os Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular) e trabalhos acadêmicos sobre a relação entre o livro didático e as questões ambientais. Como conclusão, destaco que o livro didático de Geografia do Ensino Fundamental - anos finais apresenta uma intermitência na forma de abordar as questões ambientais, pois se identificam duas diferentes abordagens sobre as questões ambientais: uma que tende a naturalizar, que tratam as questões ambientais de maneira simplificada e reducionista; e outra que aborda as questões ambientais por um viés de questionamento crítico-reflexivo, contextualizando e politizando os diversos aspectos inerentes ao debate ambiental. __ABSTRACT The textbook has become the main pedagogical tool to use and learn in public schools. This material is inserted in a complex production and commercialization network, to make the multifaceted. It is in this ideology that the contents present in textbooks are permeated by discourses and social representations, with environmental issues being the objects of dispute and construction of a view of the world. I propose to analyze elementary school geography textbooks - final years to understand how environmental issues are approached. As research methodology, three textbooks on geography of elementary school - final years (Geography: Society and Daily Life - 6th year, 2009; Araribá Project: Geography - 6th year, 2010; and Geographical Expeditions - 9th year, 2015) were used in the public education network in the municipality of Água Doce do Maranhão. There were also readings and analyzes of official policies (National Book and Textbook Program, National Curriculum Parameters and Common National Curriculum Base) and academic papers on the relationship between textbooks and environmental issues. In conclusion, I emphasize that the elementary school geography textbook - final years presents an intermittence in the way of addressing environmental issues, as it identifies two different approaches to environmental issues: one that tends to naturalize, which treats as environmental issues. simplified and reductionist; and another that addresses environmental issues through a critical-reflective questioning bias, contextualizing and politicizing the various aspects inherent in the environmental debate.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5575
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

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