Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5577
Título: | O Uso de Bibliométricas para a Avaliação da Produção Científica dos Docentes do Programa de Pós-Graduação da UFMA: 2017-2020 |
Título(s) alternativo(s): | The Use of Bibliometrics for Production Assessment Scientific Research of Professors of the Postgraduate Program from UFMA: 2017-2020 |
Autor(es): | ARAÚJO, Alana Cristina de Carvalho |
Palavras-chave: | Avaliação; Bibliométricas; Pós-Graduação Evaluation; Bibliometrics; Postgraduate |
Data do documento: | 24-Jun-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A bibliometria pode ser definida como o uso de métodos estatísticos e matemáticos para medir as publicações de uma determinada área. Os índices bibliométricos utilizados são fornecidos pela CAPES, e servem para classificar as áreas do conhecimento, além de determinar a continuidade do apoio da CAPES em um determinado Programa. Os Programas de Pós-Graduação buscam formar pessoal capacitado para a pesquisa e desenvolvimento acadêmico. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo fazer uso de índices bibliométricos para avaliar a produção científica dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFMA nos anos de 2017 a 2020. Para tanto a metodologia proposta foi a criação de um sistema para o cálculo dos índices, a coleta dos Currículos Lattes dos professores do programa e a avaliação desses currículos levando em conta a avaliação da CAPES. Os resultados alcançados foram que o PPGCC alcançou um índice IGeral de 196,98, apesar da variabilidade dos valores encontrados nos gráficos individuais dos docentes. Já o DCCMAPI obteve 321,20 no índice IGeral, dado os resultados mais uniformes apresentados pelos professores. Logo, pôde-se concluir que o DCCMAPI apresentou um melhor desempenho em relação ao PPGCC nos índices apresentados. |
Descrição: | Bibliometrics can be defined as the use of statistical and mathematical methods to measure scientific publications in a specific field. The bibliometric indicators provided by CAPES helped to classify the knowledge areas, in addition, to determine the continuity of support offered by CAPES in each Program. Postgraduate Programs seek to enable people for research and academic development. Therefore, this paper aims to use bibliometric indicators to assess the faculty’s scientific production from UFMA’s Computer Sciences Postgraduate Program (PPGCC) between 2017 and 2020. On that account, the methodology proposed was the creation of a system to calculate the indicators, to gather the faculty’s curriculum vitae and their evaluation according to CAPES. The results obtained were that the PPGCC reached a General Index of 196,98 despite the variability of the values found in the individual graphics of the professors. The DCCMAPI’s General Index obtained 321,20 because of the evenness of its faculty’s results. Therefore, we can conclude that the DCCMAPI presented a better development compared to the PPGCC. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5577 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alana_Araujo TCC.pdf | TCC de Graduação | 11,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.