Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5582
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MARTINS, Melissa Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T16:48:46Z | - |
dc.date.available | 2022-09-01T16:48:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5582 | - |
dc.description | ABSTRACT Collaborative teaching as a teaching strategy in Physical Education classes. The study aimed to analyze the perception of Physical Education teachers who work in high school in state public schools about the perspectives of applying collaborative teaching as a teaching-learning strategy. The specific objectives were: to characterize teachers who use teaching strategies that fit within the perspective of collaborative teaching; to identify the main difficulties faced in the daily routine of Physical Education classes to promote collaborative teaching to high school students; to point out the best actions in the promotion of collaborative teaching to improve the teaching-learning process of Physical Education in high school. The methodology involved a prospective cross- sectional research of an exploratory-descriptive nature with a quantitative and qualitative approach. A semi-structured questionnaire with open and closed questions was applied to twenty physical education teachers from public high schools who use collaborative teaching as a methodological strategy for the teaching-learning method. The results showed that lack of infrastructure in schools is considered one of the main difficulties encountered by teachers in developing collaborative teaching in the teaching-learning process. Among the main benefits of collaborative teaching in the teaching-learning process are the following: greater ease of learning, school inclusion, more attractive classes and bringing teachers and students closer. It is concluded that collaborative teaching is an important strategy to be used for better use of the teaching- learning method in physical education classes in public high school. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Ensino colaborativo como estratégia de ensino nas aulas de Educação Física. O estudo teve por objetivo analisar a percepção dos professores de Educação Física que atuam no ensino médio em escolas da rede pública estadual sobre as perspectivas de aplicação do ensino colaborativo como estratégia de ensino- aprendizado. Os objetivos específicos foram: caracterizar os professores que utilizam estratégias de ensino que se enquadrem dentro da perspectiva do ensino colaborativo; identificar as principais dificuldades enfrentadas no cotidiano das aulas de Educação Física para promover o ensino colaborativo aos alunos do ensino médio; apontar as melhores ações na promoção do ensino colaborativo para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem da Educação Física no ensino médio. A metodologia envolveu uma pesquisa transversal prospectiva de caráter exploratória- descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. Foi aplicado um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas com os trinta professores de Educação Física do ensino médio da rede pública que utilizem o ensino colaborativo como estratégia metodológica para o método ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram que a falta de infraestrutura nas escolas é considerada como uma das principais dificuldades encontradas pelos professores de desenvolver o ensino colaborativo no processo de ensino-aprendizagem. Dentre os principais benefícios do ensino colaborativo no processo de ensino-aprendizagem estão os seguintes: maior facilidade de aprendizado, inclusão escolar, aulas mais atraentes e aproximação dos professores e alunos. Conclui-se que o ensino colaborativo se configura como uma importante estratégia a ser utilizado para melhor aproveitamento do método ensino- aprendizagem nas aulas de educação física no ensino médio da rede pública. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Educação Física; | pt_BR |
dc.subject | estratégia; | pt_BR |
dc.subject | Ensino Colaborativo. | pt_BR |
dc.subject | Physical Education; | pt_BR |
dc.subject | strategy; | pt_BR |
dc.subject | Collaborative Teaching. | pt_BR |
dc.title | Ensino colaborativo como estratégia metodológica para as aulas de educação física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELISSARODRIGUESMARTINS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.