Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5584
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dc.contributor.authorCHAVES, Adenilson Silva-
dc.date.accessioned2022-09-01T17:01:49Z-
dc.date.available2022-09-01T17:01:49Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5584-
dc.descriptionABSTRACT Debating the topic of obesity has been a growing focus in recent decades. It is a collective health problem that has affected all audiences in the most varied age groups. Thus, this study aimed to analyze the benefits of functional physical activity against childhood obesity in basic education; understand the importance of physical education professionals to combat risk factors in childhood; to identify the implications of childhood obesity and its impacts on basic education and also to discuss the use of functional physical exercises in physical education classes against childhood obesity. For methodological purposes, a bibliographic research was organized using the theoretical apparatus of authors such as Mancini (2020), Enes and Slater (2010), Rezende, Penaforte and Martins (2021), Golke (2016), Darido and Rangel ( 2005), Ehlert (2011), Ribeiro (2006), among others, who broadened the understanding of obesity, the relationship with children and how the teacher is a determining actor in the school space , in this context of the practice of functional physical activity. This work was still structured from a qualitative approach. Regarding the results, it is important to note that it was possible to infer the efficiency of functional training to combat childhood obesity, considering, of course, the peculiarities of this public.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Debater a temática da obesidade tem sido um foco crescente nas últimas décadas. Trata-se de uma problemática de saúde coletiva que tem acometido todos os públicos nas mais variadas faixas etárias. Deste modo, objetivou-se neste trabalho, analisar os benefícios da atividade física funcional contra a obesidade infantil na educação básica; compreender a importância do profissional de educação física para o combate de fatores de risco na infância; identificar as implicações da obesidade infantil e os seus impactos na educação básica e também buscou-se discorrer sobre a utilização de exercícios físicos funcionais nas aulas de educação física contra a obesidade infantil. Para fins metodológicos organizou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando-se do aparato teórico de autores tais como, Mancini (2020), Enes e Slater (2010), Rezende, Penaforte e Martins (2021), Golke (2016), Darido e Rangel (2005), Ehlert (2011), Ribeiro (2006), entre outros, que ampliaram o entendimento sobre a temática da obesidade, da relação com o público infantil e de como o professor é um ator determinante no espaço escolar nesse contexto da prática da atividade física funcional. Este trabalho foi estruturado ainda a partir de uma abordagem qualitativa. No que se referem os resultados é importante demarcar que foi possível inferir a eficiência do treinamento funcional para o combate à obesidade infantil, considerando, claro, as peculiaridades deste público.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectobesidade Infantil;pt_BR
dc.subjectEducação Física escolar;pt_BR
dc.subjecttreinamento funcional.pt_BR
dc.subjectchild obesity;pt_BR
dc.subjectScholl Physical Education;pt_BR
dc.subjectfuncional training.pt_BR
dc.titleBenefícios da atividade física funcional contra a obesidade infantil na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeBenefits of functional physical activity against childhood obesity in elementary educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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