Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMACHADO, Daniel Silva-
dc.date.accessioned2022-09-01T17:06:49Z-
dc.date.available2022-09-01T17:06:49Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5585-
dc.descriptionABSTRACT This work aims to characterize how swimming is developed by Physical Education teachers in schools, in addition to identifying your goals, the benefits intended by teachers, and show the challenges and difficulties encountered by them within the teaching of swimming in schools. This is a Bibliographic Review, with descriptive character, using a qualitative approach. Describing the historical context, relating swimming as a school content and showing how swimming is important in the school context. The bases searched for this work were in the digital platforms of publication of studies, such as Google Scholar, Scielo, Institutional Repositories of Higher Education Institutions, PubMed, Medline, selecting studies published in the period from 2011 to 2021 and using the keywords: School; Physical Education and Swimming. According to the results, in a survey of eleven works about swimming as a school content, it was observed that it’s a subject little explored in schools and difficult to practice, because they don’t usually have structures such as swimming pools and materials for the practice, mainly the public schools. Although, when offered, it was carried out in the extracurricular shift, that is, paid to have it performed. And in relation to the objectives intended by the teachers, has evidence of the idea of providing movements that allow the ability to move in the liquid based. Therefore, we can conclude that the application difficulty happens because schools do not have structure for the practice of swimming and can often be known and studied only by the theoretical part in the classroom.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho objetiva-se em caracterizar como a natação é desenvolvida pelos professores de Educação Física nas escolas, além de identificar seus objetivos, os benefícios pretendidos pelos professores e mostrar os desafios e dificuldades encontrados por eles no ensino da natação nas escolas. Trata-se de uma Revisão Bibliográfica, de caráter descritivo, utilizando uma abordagem qualitativa. Descrevendo o contexto histórico, relacionando a natação como um conteúdo escolar, e evidenciando como a natação é importante no contexto escolar. As bases pesquisadas para este trabalho foram nas plataformas digitais de publicação de estudos tais como o Google Acadêmico, Scielo, os Repositórios Institucionais das Instituições de Ensino Superior, PubMed, Medline, selecionando estudos publicados no período de 2011 a 2021, utilizando as palavras chaves: Escola; Educação Física e Natação. Em questões de resultados, em um levantamento de onze trabalhos a respeito da natação como conteúdo escolar, foi observado que é um assunto pouco explorado nas escolas e de difícil prática, pois as mesmas não costumam ter estruturas como piscinas e materiais para a prática, destaque para as escolas públicas. Porém, quando ofertada, era realizado no turno extracurricular, ou seja, pago para que pudesse ser realizada. E em relação aos objetivos pretendidos pelos professores, evidencia-se a ideia de proporcionar movimentos que permitem a habilidade de deslocar-se no meio líquido. Portanto, podemos concluir que a dificuldade de aplicação se faz devido as escolas não terem estrutura para a prática da natação, sendo muitas vezes conhecida e estudada apenas pela parte teórica em sala de aula.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectescola;pt_BR
dc.subjectEducação Física;pt_BR
dc.subjectnatação.pt_BR
dc.subjectschool;pt_BR
dc.subjectPhysical Education;pt_BR
dc.subjectswimming.pt_BR
dc.titleNatação em escolas: dificuldades e desafiospt_BR
dc.title.alternativeSwimming in schools: difficulties and challengespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELSILVAMACHADO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso163,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.