Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAÚJO, Rodrigo Silva Cruz-
dc.date.accessioned2022-09-01T17:54:45Z-
dc.date.available2022-09-01T17:54:45Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5588-
dc.descriptionIn the deaf education process, it is important to use visual tools and methodologies, because they help in the learning and engagement of the deaf in this process, making it better and more effective. However, regarding the information and communication technologies to support the translation of sentences into Brazilian Sign Language (LIBRAS), there is no consensus on which technology to use, and there is a need for more tools and functionalities offered to meet and assist the deaf education process. This paper presents an analysis of the existing tools for this purpose. A survey and analysis was done: (a) of the functionalities of the applications; (b) of the evaluations of the users of the studied applications; and (c) of interviews with professionals about their experiences with the use of these applications in the educational environment and of situations where they identified the need for the use of the applications. As a result, one can understand the potential of these tools in the process of teaching the deaf and realize which tool is the most promising. Subsequently, based on the data obtained, a high fidelity prototype was developed containing all the functionalities present in the evaluated applications in order to meet the needs identified through the interviews and the users’ comments.pt_BR
dc.description.abstractNo processo de educação de surdos é importante a utilização de ferramentas e metodologias visuais, pois elas auxiliam no aprendizado e no engajamento dos surdos nesse processo, tornando-o melhor e mais eficaz. Porém, quanto às tecnologias de informação e comunicação para apoio à tradução de sentenças para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), não há consenso sobre qual tecnologia utilizar, além de haver uma necessidade de mais ferramentas e funcionalidades oferecidas para atender e auxiliar o processo de educação de surdos. Este trabalho apresenta uma análise das ferramentas existentes para este fim. Foi feito o levantamento e análise: (a) das funcionalidades dos aplicativos; (b) das avaliações dos usuários dos aplicativos estudados; e (c) de entrevistas com profissionais sobre suas experiências com o uso desses aplicativos no ambiente educacional e de situações onde eles identificaram a necessidade do uso dos aplicativos. Como resultado, pode-se entender o potencial dessas ferramentas no processo de ensino a surdos e perceber qual ferramenta é a mais promissora. Posteriormente, com base nos dados obtidos, foi desenvolvido um protótipo de alta fidelidade contendo todas as funcionalidades presentes nos aplicativos avaliados de forma a atender as necessidades identificadas através das entrevistas e dos comentários dos usuários.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectSurdos;pt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação;pt_BR
dc.subjectLIBRAS;pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDeaf;pt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologies;pt_BR
dc.subjectLIBRAS;pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleIdentificando Oportunidades de Melhoria em Interfaces de Sistemas Tradutores para LIBRAS - Uma Aplicação Prática do Design Thinkingpt_BR
dc.title.alternativeIdentifying Opportunities for Improvement in Interfaces of Translating Systems for LIBRAS - An Application Design Thinking Practicept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo_Araujo.pdfTCC de Graduação18,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.