Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5595
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Alcilene Fontinele de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T14:03:23Z | - |
dc.date.available | 2022-09-06T14:03:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5595 | - |
dc.description.abstract | RESUMO O uso da experimentação no ensino de química se apresenta com grande potencialidade para o ensino e aprendizagem na área. Este trabalho tem como objetivo geral: evidenciar as contribuições do uso da experimentação no ensino de química. Os objetivos específicos foram: discorrer sobre as contribuições de laboratório didático como recurso pedagógico aliado a experimentação em química; relatar as metodologias empregadas pelos professores em sala de aula; verificar se nos livros didáticos há emprego de atividades experimentais; conhecer a opinião de professores e de alunos a respeito de aulas experimentais. Essa pesquisa se caracteriza como bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa bibliográfica foram lidos autores que se dedicam ao tema a fim de consubstanciar a pesquisar, quanto a pesquisa de campo, buscou compreender sobre as aulas teóricas e as aulas práticas com a utilização de experimentos no aprendizado de Química, bem como a perspectiva dos professores no âmbito do emprego do laboratório didático em sala de aula, e na documental buscou uma análise concreta no livro didático utilizado nas aulas de química. Para obtenção dos dados, foi aplicado um questionário a vinte e dois alunos em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, e para dois docentes atuantes na disciplina de química. Com a análise das respostas, foi notável que os docentes de Química têm sucinta compreensão do potencial contributivo das aulas experimentais, e raramente desenvolvem uma didática baseada nessa ferramenta. Quanto a visão dos alunos foi percebida que para um ensino e aprendizagem de Química mais satisfatória demandaria um número maior de aulas dessa natureza, ou seja, aulas práticas nas quais os alunos sejam ativos no processo, e aprendizagem de química se torna mais interessante e motivadora. Outro aspecto evidenciado foi que os alunos sentem a necessidade de um ensino mais contextualizado, com aulas que apresentem maior clareza e objetividade dos temas tratados.___ABSTRACT The use of experimentation in chemistry teaching presents with great potential for teaching and learning in the area. This work has as its general objective: to highlight the contributions of the use of experimentation in chemistry teaching. The specific objectives were: to discuss the contributions of a didactic laboratory as a pedagogical resource combined with experimentation in chemistry; report the methodologies used by teachers in the classroom; check if there is use of experimental activities in textbooks; know the opinion of teachers and students about experimental classes. This research is characterized as bibliographic, documentary and field. In the bibliographic research, authors who dedicate themselves to the theme were read in order to substantiate the research, regarding field research, sought to understand about the theoretical classes and practical classes with the use of experiments in chemistry learning, as well as the perspective of teachers in the scope of the use of the didactic laboratory in the classroom, and in the documentary sought a concrete analysis in the textbook used in chemistry classes. To obtain the data, a questionnaire was applied to twenty-two students in a third year high school class, and for two teachers who work in chemistry. With the analysis of the answers, it was remarkable that chemistry teachers have a succinct understanding of the contributory potential of experimental classes, and rarely develop a didactics based on this tool. As for the students' view, it was perceived that for a more satisfactory chemistry teaching and learning would require a greater number of classes of this nature, that is, practical classes in which students are active in the process, and chemistry learning becomes more interesting and motivating. Another aspect evidenced was that the students feel the need for a more contextualized teaching, with classes that present greater clarity and objectivity of the themes addressed. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | ensino de Química; | pt_BR |
dc.subject | metodologia; | pt_BR |
dc.subject | aulas experimentais; | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching; | pt_BR |
dc.subject | methodology; | pt_BR |
dc.subject | experimental classes. | pt_BR |
dc.title | O uso da experimentação no ensino de Química: Uma pesquisa com alunos e professores do terceiro ano do ensino médio. | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of experimentation in teaching chemistry: A survey with students and teachers of the third year of high school. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlcileneFontinele.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 548,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.