Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5598
Título: Uso do aplicativo malmath em dispositivos móveis: uma ferramenta na aprendizagem de cálculo
Título(s) alternativo(s): Using the malmath app on mobile devices: a tool for learning calculus
Autor(es): VERAS
Palavras-chave: matemática;
cálculo;
malmath;
mathematics;
calculation;
malmath.
Data do documento: 21-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Diversas tecnologias e recursos didáticos vêm surgindo com vistas a criar situações mais favoráveis de aprendizagem na educação em geral, e em particular, nas aulas de matemática. A escola necessita acompanhar os avanços tecnológicos, assumir novos espaços, recursos e metodologias que torne o ensino mais bem sucedido. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral conhecer a eficácia da utilização do aplicativo Malmath na aprendizagem do conteúdo de cálculo em uma turma do ensino médio. O estudo foi desenvolvido em uma turma do 3º ano do ensino médio com 24 alunos, na escola Cônego Nestor Cunha na cidade de Santa Quitéria do Maranhão. A pesquisa buscou não apenas quantificar dados, mas entender diversos aspectos relacionados à prática em sala de aula, em especial, a aprendizagem de cálculo com o auxílio do aplicativo Malmath. Observou-se que grande parte da turma se envolveu com bastante entusiasmo nas atividades desenvolvidas com ajuda do app, isto devido a praticidade e funcionalidade do aplicativo. Conclui-se que, o aplicativo Malmath pode contribuir na aprendizagem dos estudantes, desde que estes, tenham um conhecimento básico do conteúdo.__ABSTRACT Several technologies and teaching resources have emerged with a view to creating more favorable learning situations in education in general, and in mathematics classes in particular. The school needs to keep up with technological advances, take on new spaces, resources and methodologies that make teaching more successful. In this sense, this work has the general objective of knowing the effectiveness of using the Malmath application in learning calculus content in a high school class. The study was developed in a 3rd year high school class with 24 students, at the Cônego Nestor Cunha school in the city of Santa Quitéria do Maranhão. The research sought not only to quantify data, but to understand various aspects related to classroom practice, in particular, the learning of calculus with the help of the Malmath application. It was observed that most of the class got involved with great enthusiasm in the activities developed with the help of the app, this due to the practicality and functionality of the application. It is concluded that the Malmath application can contribute to student learning, as long as they have a basic knowledge of the content.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5598
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.
TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEIDEANEVIEIRAVERAS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso902,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.