Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5599
Título: Desafios do ensino remoto emergencial na educação de jovens e adultos (EJA): uma análise voltada para o ensino de Química.
Título(s) alternativo(s): Challenges of emergency remote teaching in youth and adult education (EJA): an analysis focused on the teaching of Chemistry.
Autor(es): RODRIGUES, Gustavo Silva
Palavras-chave: EJA;
ensino de Química;
ensino remoto emergencial;
EJA;
teaching Chemistry;
emergency remote teaching.
Data do documento: 22-Jun-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de educação do ensino básico no Brasil. Sendo assim, bem como para todas as disciplinas, é de fundamental importância que o professor de química na EJA esteja apto a desenvolver estratégias para alcançar uma aprendizagem eficaz e que chamem a atenção do aluno desta modalidade de ensino, procurando fazer com que o mesmo assimile e relacione a química ao cotidiano. Este processo torna-se ainda mais desafiador diante do método de ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia da Covid-19, no qual os professores e alunos tiveram que se reinventar e se adaptarem a esta nova modalidade. Muitos foram os desafios encontrados por professores e alunos durante esse período. Com base neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo geral identificar os desafios vivenciados pelos professores que lecionam a disciplina de Química na EJA mediante o método remoto emergencial. Na busca de respostas, realizou-se um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório em duas escolas na U.E Leda Napoleão em Joca Marques – PI e na U.E Santa Teresinha em Madeiro – PI, a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas com professores que lecionam a disciplina de Química na EJA. Constatou-se que o principal desafio enfrentado pelos professores nas aulas foi à comunicação com os alunos, à falta de participação dos alunos durante as aulas remotas causadas pela dificuldade de acesso à internet. Além disso, a adaptação com as ferramentas das tecnologias digitais e a falta de formação específica tornou o ensino ainda mais desafiador. Portanto, a importância da formação continuada para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Química na EJA. Entretanto, destaca-se um grande esforço dos professores em atender a demanda dos alunos no cenário pandêmico inesperado e desafiador.__ABSTRACT Youth and Adult Education (EJA) is an education modality for basic education in Brazil. Therefore, as well as for all subjects, it is of fundamental importance that the chemistry teacher in the EJA is able to develop strategies to achieve effective learning and that call the attention of the student of this teaching modality, trying to make him/her assimilate and relate chemistry to everyday life. This process becomes even more challenging given the emergency remote teaching method adopted during the Covid-19 pandemic, in which teachers and students had to reinvent themselves and adapt to this new modality. Many were the challenges faced by teachers and students during this period. Based on this context, the present research has the general objective of identifying the challenges experienced by teachers who teach the discipline of Chemistry at EJA through the emergency remote method. In the search for answers, a qualitative descriptive and exploratory study was carried out in two schools at the U.E Leda Napoleão in Joca Marques - PI and at the U.E Santa Teresinha in Madeiro - PI, based on the application of semi-structured interviews with teachers who teach the Chemistry course at EJA. It was found that the main challenge faced by teachers in classes was communication with students, the lack of student participation during remote classes caused by the difficulty of accessing the internet. In addition, adaptation with the tools of digital technologies and the lack of specific training made teaching even more challenging. The importance of continuing education was noted for the development of innovative pedagogical practices in the teaching of Chemistry in the EJA. However, there is a great effort by teachers to meet student demand in the unexpected and challenging pandemic scenario.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5599
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.
TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVOSILVARODRIGUES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso431,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.