Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5601
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dc.contributor.authorSOUZA, José Venâncio Lima-
dc.date.accessioned2022-09-06T16:53:35Z-
dc.date.available2022-09-06T16:53:35Z-
dc.date.issued2022-07-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5601-
dc.description.abstractRESUMO Nos últimos anos o ensino de Física, tem sido alvo de constantes criticas, sendo considerado por muitos como ineficiente e ultrapassado. Essa desaprovação para com o ensino da física surge principalmente porque essa disciplina utiliza métodos tradicionais de ensino com repetição mecânica e aplicação de conceitos sem referenciação, memorização de equações, e outras problemáticas que são citadas nos estudos de Darroz, Rosa e Ghiggi (2015), dentre muitos outros teóricos que buscam entender a deficiência do ensino de física na atualidade. A busca por novas metodologias se tornam constante na atualidade, especialmente por aquelas que tornem o aluno protagonista do seu próprio conhecimento. Nesse interim, o presente estudo teve como objetivo refletir sobre o uso de metodologias didáticas pedagógicas visando à inserção da ludicidade por meio de jogos educativos como recurso didático pedagógico no ensino da disciplina de física, organizando tais estratégias interventivas a fim de promover a formação integral do sujeito. Para tal, o estudo se constituiu nos moldes da pesquisa qualitativa, com natureza de pesquisa-ação. Foram escolhidos para participar das nossas oficinas alunos de ensino médio da escola publica estadual Centro de Ensino Vereadora Neide Costa, localizada no povoado Cana Brava, zona rural do município de Água Doce – Maranhão. O conteúdo escolhido para o trabalho com a turma foi o movimento. Para o desenvolvimento das atividades escolares decidimos trabalhar com jogos didáticos, tais como: sinuca, bolinha de gude. Acreditamos que atividades didáticas pedagógicas que utilizam os jogos didáticos como ferramenta de promoção de aprendizagem, podem contribuir de forma significativa para a construção de sujeitos sociais, politizados e cognitivamente desenvolvidos, uma vez que os jogos didáticos podem estimular a criatividade e facilitando a interação social. O aporte teórico deste trabalho passou por autores como Brasil (1996, 2006, etc.), Piaget (1987, 1993) Kishimoto (1996) dentre outros. Concluímos que os jogos didáticos pedagógicos são aliados dos professores, especialmente em disciplinas das áreas de Ciências Naturais que muitos dos alunos não sentem afinidade. Constatamos que, a mudança metodológica visa tanto à criação do campo afetivo para com os educandos como também fortalece o processo de formação integral dos alunos, uma vez que permite ao aluno a capacidade de comparar realidades simuladas à vida real, dando-lhe a possibilidade de resolver conflitos internos e externos.___ABSTRACT In recent years, physics teaching has been the subject of constant criticism, and has been considered by many to be inefficient and outdated. This disapproval of the teaching of physics arises mainly because this discipline uses traditional teaching methods with mechanical repetition and application of concepts without reference, memorization of equations, and other problems that are mentioned in the studies of Darroz, Rosa and Ghiggi (2015), among many other theorists who seek to understand the deficiency of physics teaching nowadays. The search for new methodologies becomes constant nowadays, especially for those that make the student protagonist of his own knowledge. In this interim, the present study aimed to reflect on the use of pedagogical didactic methodologies aimed at the insertion of ludicity through educational games as a pedagogical didactic resource in the teaching of the discipline of physics, organizing such interventional strategies in order to promote the integral formation of the subject. For this, the study was constituted in the mold of qualitative research, with an action research nature. We were chosen to participate in our workshops high school students of the state public school Centro de Ensino Vereadora Neide Costa, located in the village of Cana Brava, rural area of the municipality of Água Doce - Maranhão. The content chosen for working with the class was the movement. For the development of school activities we decided to work with educational games, such as: snooker, marble. We believe that pedagogical didactic activities that use didactic games as a tool to promote learning can contribute significantly to the construction of social, politicized and cognitively developed subjects, since didactic games can stimulate creativity and facilitate social interaction. The theoretical contribution of this work was passed by authors such as Brazil (1996, 2006, etc.), Piaget (1987, 1993) Kishimoto (1996) among others. It is concluded that pedagogical didactic games are allies of teachers, especially in disciplines in the areas of natural sciences that many students do not feel affinity. Thus, the methodological change aims both at the creation of the affective field towards students and also strengthens the process of integral education of students, since it allows the student the ability to compare simulated realities to real life, giving him the possibility of resolving internal and external conflicts.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de Física;pt_BR
dc.subjectjogos didáticos;pt_BR
dc.subjectmovimento;pt_BR
dc.subjectcolisão;pt_BR
dc.subjectPhysics teaching;pt_BR
dc.subjecteducational games;pt_BR
dc.subjectmovement;pt_BR
dc.subjectcollision.pt_BR
dc.titleMovimento v.s jogos: Refletindo o ensino de física por meio da ludicidadept_BR
dc.title.alternativeMovement vs. games: Reflecting the teaching of physics through playfulnesspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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