Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMELO, Juliana Mendonça-
dc.date.accessioned2022-09-06T17:09:35Z-
dc.date.available2022-09-06T17:09:35Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5602-
dc.description.abstractRESUMO: A associação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICs) atrelada às metodologias alternativas tem revolucionado o ambiente escolar tornando o processo de aprendizagem mais atrativo para os alunos. Com todos os avanços tecnológicos, os processos pedagógicos precisam se adequar as demandas da educação básica da contemporaneidade, uma delas é tornar o Ensino de Química interessante e atrativo para os alunos, uma das vias possível para esta dinamização da sala de aula é a inserção das tecnologias digitais. Pretende-se, nesta pesquisa, enfatizar a relevância da utilização de recursos digitais, por meio de aplicativos, para ampliação de metodologias de ensino de Química. A metodologia consistiu em pesquisas de conteúdos atuais por meio da internet, planejamento do material didático e por fim uso e aplicação dos aplicativos para elaboração do material pedagógico. Problemática que se torna viável através da elaboração de aulas diversificadas, que servirão como suporte no processo de ensino-aprendizagem. Discutiremos as utilidades dos aplicativos KineMaster e o Canva como ferramentas que podem auxiliar os professores, não somente de química, reinventar suas aulas, transformando-as em espaços mais próximo do conhecimento prático, fator essencial à área das Ciências da Natureza. Através da revisão de literatura, foi possível responder os objetivos levantados, e concluir que as TICs são instrumentos eficazes para o aprendizado no ensino de Química.__ABSTRACT: The association of Digital Information and Communication Technologies (TICs) linked to active methodologies has revolutionized the school environment making the learning process more attractive for students. With all the technological advances, the pedagogical processes need to adapt to the demands of contemporary basic education, one of them is to make the Teaching of Chemistry interesting and attractive for students, one of the possible ways for this dynamism of the classroom is the insertion of digital technologies. It is intended, in this research, to emphasize the relevance of using digital resources, such as smartphone applications, to expand chemistry teaching methodologies. The methodology consisted of researching current content through the internet, planning the teaching material and finally the use and application of applications to prepare the pedagogical material. Problem that becomes viable through the elaboration of diversified classes, which will serve as support in the teaching-learning process. We will discuss the uses of KineMaster and Canva applications as tools that can help teachers, not just chemistry teachers, reinvent their classes, transforming them into spaces closer to practical knowledge, an essential factor in the area of Natural Sciences. Through the literature review, it was possible to respond to the objectives raised, and to conclude that ICTs are effective tools for learning in Chemistry teaching.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectTICS;pt_BR
dc.subjectcanva;pt_BR
dc.subjectkinemaster;pt_BR
dc.subjectmetodologias alternativas;pt_BR
dc.subjectTCIs;pt_BR
dc.subjectcanva;pt_BR
dc.subjectkinemaster;pt_BR
dc.subjectalternative methodologiespt_BR
dc.titleUtilização dos aplicativos Kinemaster e Canva como recursos metodológicos no Ensino de Químicapt_BR
dc.title.alternativeUsing the Kinemaster and Canva apps as resources methodologies in Chemistry Teachingpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANAMENDONÇAMELO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.