Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5603
Título: Formação docente em ciências da natureza e os desafios do letramento científico em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Teacher training in natural sciences and the challenges of scientific literacy in the classroom
Autor(es): CARVALHO, Leilane Silva
Palavras-chave: formação docente;
ciências da natureza;
letramento científico;
teacher training;
natural sciences;
scientific literacy.
Data do documento: 30-Jun-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O ensino de Ciências da Natureza tem se tornado cada vez mais necessário para o entendimento tanto dos fenômenos da natureza quanto para a tomada de decisões políticas e sociais. Desse modo, torna-se fundamental que a formação docente em Ciências da Natureza esteja alinhada a essas mudanças, de modo a possibilitar aos alunos a capacidade de relacionar com as práticas sociais os conteúdos do ensino de Ciências da Natureza, isto é, que seja promovido um ensino dos conteúdos científicos sob a perspectiva do letramento científico. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo geral identificar letramento científico na formação docente inicial e continuada em Ciências da Natureza. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa que teve como participantes quatro professores de Ciências e 26 estudantes de uma escola Municipal de São Bernardo–MA. Para obtenção dos dados, utilizou-se como instrumento de coletas: questionários com perguntas abertas aplicadas aos alunos e entrevistas realizadas com os docentes de Ciências. Desse modo, os resultados da pesquisa mostraram que uma formação docente inicial e continuada baseada no letramento científico favorece o ensino de Ciências da Natureza na perspectiva do letramento científico, pois os docentes de Ciências se empenham em desenvolver o letramento científico nos estudantes com base no conhecimento que eles adquiriram acerca da temática na formação docente continuada, ademais a maioria dos alunos afirmou que compreendem a utilidade da disciplina de Ciências da Natureza no cotidiano, além de tomar decisões no dia a dia baseadas em conhecimento científico. Assim, conclui-se que se faz necessário que o letramento científico seja promovido desde a formação inicial dos docentes em Ciências da Natureza sendo ampliado na formação continuada, de modo que o letramento científico também seja desenvolvido nos estudantes, a fim de contribuir com a aprendizagem dos conteúdos científicos e especialmente com a formação cidadã.___ABSTRACT The teaching of Natural Sciences has become increasingly necessary for the understanding of both natural phenomena and for making political and social decisions. In this way, it is essential that teacher training in Natural Sciences is aligned with these changes, in order to enable students to be able to relate the contents of Natural Science teaching to social practices, that is, to promote teaching scientific content from the perspective of scientific literacy. Thus, this study aimed to identify scientific literacy in initial and continuing teacher training in Natural Sciences. Thus, a qualitative research was carried out with four Science teachers and 26 students from a municipal school in São Bernardo-MA as participants. To obtain the data, we used as a collection instrument: questionnaires with open questions applied to students and interviews with Science teachers. Thus, the research results showed that an initial and continuing teacher training based on scientific literacy favors the teaching of Natural Sciences from the perspective of scientific literacy, as Science teachers strive to develop scientific literacy in students based on knowledge that they acquired on the subject in continuing teaching, in addition, most students stated that they understand the usefulness of the discipline of Natural Sciences in everyday life and who make daily decisions based on scientific knowledge. Thus, it is concluded that it is necessary that scientific literacy be promoted from the initial training of teachers in Natural Sciences, being expanded in continuing education, so that scientific literacy is also developed in students, in order to contribute to learning. scientific content and especially with citizen training.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5603
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEILANECARVALHO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso676,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.