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http://hdl.handle.net/123456789/5604
Título: | Ensino de ciências da natureza para alunos surdos: possibilidades e limites para as escolas municipais de Santa Quitéria-MA |
Título(s) alternativo(s): | Teaching natural sciences for deaf students: possibilities and limits for municipal schools in Santa Quitéria-MA |
Autor(es): | BASTOS, Lucas de Sousa |
Palavras-chave: | educação especial inclusiva; alunos surdos; ciências da natureza; inclusive special education; deaf students; nature sciences. |
Data do documento: | 29-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O ensino dos diversos componentes curriculares como os de Ciências da Natureza para alunos surdos é um desafio para as escolas, embora se tenha toda uma legislação que orienta para uma educação especial inclusiva. Diante desse impasse, este é um Trabalho de Conclusão de Curso que apresenta uma pesquisa sobre a educação especial inclusiva de alunos surdos. O objetivo geral foi evidenciar se as escolas do ensino fundamental do município de Santa Quitéria – Maranhão apresentam estrutura física e profissional para o atendimento de alunos surdos como preconiza as perspectivas de educação especial inclusiva. Para tanto, foi necessário descrever aspectos históricos, conceituais e políticos sobre a educação inclusiva; analisar Leis e documentos sobre a educação inclusiva especial, como os documentos das escolas pesquisadas; identificar as condições ofertadas pelas escolas para inclusão de alunos surdos e as possibilidades metodológicas para a mediação dos conhecimentos de Ciências da Natureza através da Libras; e analisar os fatores que contribuiriam e/ou dificultariam o processo de ensino-aprendizagem de Ciências da Natureza para alunos surdos. Realizou uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo com aplicação de questionário e observação. Como resultados verificou que as escolas expõem abertamente em seus documentos oficiais a falta de estrutura e de recursos pedagógicos para os alunos e o impacto que esta falta incidiria sobre a aprendizagem. Percebeu que as escolas contam com uma pequena parcela de profissionais que têm conhecimentos sobre alunos com surdez e sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). As escolas não possuem laboratório de ciências para ajudar a romper a barreira teoria-prática; e os únicos recursos ofertados para os professores de ciências são o livro didático e os projetores, que não são pensados a partir da realidade surda. Porém, para que o uso desses recursos possa ocorrer de forma efetiva é necessário professores com conhecimento em Libras e foi observado que, entre as três escolas observadas, apenas uma possui 1 (um) professor de ciências com conhecimento em Libras, o que impõe a constatação de que ainda há um longo caminho para superar barreiras estruturais, profissionais e pedagógicas para o atendimento de alunos surdos no que diz respeito a todos os componentes curriculares e no caso desta pesquisa as Ciências da Natureza.___ABSTRACT Teaching the various curricular components such as Nature Sciences for deaf students is a challenge for schools, although there is a whole legislation that guides for inclusive special education. Faced with this impasse, this is a Course Completion Work that presents a research on the inclusive special education of deaf students. Faced with this impasse, this is a Course Completion Work that presents a research on the inclusive special education of deaf students. The general objective was to highlight whether elementary schools in the municipality of Santa Quitéria - Maranhão have a physical and professional structure for the care of deaf students, as recommended by the perspectives of inclusive special education. Therefore, it was necessary to describe historical, conceptual and political aspects about inclusive education; analyze laws and documents on special inclusive education, such as the documents of the schools surveyed; identify the conditions offered by schools for the inclusion of deaf students and the methodological possibilities for the mediation of knowledge of Nature Sciences through Libras; and to analyze the factors that would contribute and/or hinder the teaching-learning process of Nature Sciences for deaf students. Performed a bibliographic, documentary and field research with questionnaire application and observation. As results, schools openly expose in their official documents the lack of structure and pedagogical resources for students and the impact this lack would have on learning. He noticed that the schools have a small number of professionals who have knowledge about deaf students and about the Brazilian Sign Language (LIBRAS). Schools do not have a science laboratory to help break the theory-practice barrier; and the only resources offered to science teachers are the textbook and projectors, which are not thought of from deaf reality. However, in order for the use of these resources to occur effectively it is necessary teachers with knowledge in Libras and it was observed that, among the three schools observed, only one has 1 (one) science teacher with knowledge in Libras, which imposes the realization that there is still a long way to overcome structural barriers, professionals and pedagogical for the care of deaf students with regard to all curricular components and in the case of this research the Nature Sciences. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5604 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
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