Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Manoel Soares da-
dc.date.accessioned2022-09-06T17:52:49Z-
dc.date.available2022-09-06T17:52:49Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5605-
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho aborda as contribuições do uso de materiais alternativos e sua relevância para o ensino de Química. Essa ciência, por muitas vezes, é vista de forma hermética e de difícil compreensão. Traz como objetivo direto o conceito de comprovar a importância da utilização de aulas experimentais, tendo como auxílio, o uso de materiais alternativos para as aulas de química na escola Centro de Ensino Vereadora Neide Costa, tendo como objetivos específicos, identificar as principais dificuldades dos professores de Química e o processo de ensino/aprendizagem; compreender as dificuldades dos professores em trabalhar aulas práticas e identificar as principais dificuldades metodológicas no ensino de Química. Como metodologia utilizou-se de uma pesquisa de campo, durante as aulas de Química, para melhor compreensão do tema proposto, usufruindo de pesquisas bibliográficas fundamentadas por meio de livros, artigos científicos e pesquisa de campo, realizados no ano de 2022, no Centro de Ensino Vereadora Neide Costa, no povoado de Cana Brava, município de Água Doce -MA, na turma de 1ª série do Ensino Médio, no período vespertino. Com base na coleta de dados obtidos, durante as observações na pesquisa de campo, foi possível perceber as principais dificuldades e desafios enfrentados pelos professores ao trabalhar conteúdos de Química, sem um espaço adequado para o desenvolvimento destas atividades práticas. Mediante a isso, foi notório constatar que as atividades experimentais, com materiais de baixo custo, são uma boa alternativa para solucionar problemas como a falta de um espaço adequado para a realização de aulas práticas e desenvolver uma interação do aluno com o conteúdo abordado e com o próprio professor, por meio de indagações que compreendam como os fenômenos estão acontecendo.__ABSTRACT: The present work approaches the contributions of the use of alternative materials and its relevance for the teaching of chemistry. This science is often seen in a hermetic way and difficult to understand. It brings as a direct objective the concept of proving the importance of using experimental classes, having as an aid, the use of alternative materials for chemistry classes at the Centro de Ensino Vereadora Neide Costa school, with the specific objectives of identifying the main difficulties of teachers Chemistry and the teaching/learning process; understand the teachers' difficulties in working practical classes and identify the main methodological difficulties in the teaching of Chemistry. As a methodology, a field research was used, during Chemistry classes, for a better understanding of the proposed theme, taking advantage of bibliographic research based on books, scientific articles and field research, carried out in 2022, at the Centro de Teaching Councilor Neide Costa, in the village of Cana Brava, municipality of Água Doce do MA, in the 1st grade class of high school, in the afternoon. Based on the collection of data obtained, during the observations in the field research, it was possible to perceive the main difficulties and challenges faced by teachers when working with Chemistry contents, without an adequate space for the development of these practical activities. Therefore, it was evident that experimental activities, with low-cost materials, are a good alternative to solve problems such as the lack of adequate space for practical classes and to develop student interaction with the content covered and with the teacher himself, through inquiries that understand how the phenomena are happening.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectmateriais alternativos;pt_BR
dc.subjectensino de Química;pt_BR
dc.subjectciência;pt_BR
dc.subjectalternative materials;pt_BR
dc.subjectteaching Chemistry;pt_BR
dc.subjectscience.pt_BR
dc.titleThe use of alternative materials for teaching chemistry: a methodological analysis in a high school in Cana Brava, MA.pt_BR
dc.title.alternativeThe use of alternative materials for teaching chemistry: a methodological analysis in a high school in Cana Brava, MA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANOELSOARESDASILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso451,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.