Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5607
Título: As inteligências múltiplas no ensino de Química
Título(s) alternativo(s): Multiple intelligences in Chemistry teaching
Autor(es): MONTEIRO FILHO, Wagner Silva
Palavras-chave: inteligências múltiplas;
letramento científico;
ensino de química;
multiple Intelligences;
scientific literacy;
chemistry teaching.
Data do documento: 30-Jun-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A presente pesquisa intitulada As Inteligências Múltiplas no Ensino de Química, trata sobre a teoria das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner que afirma que o ser humano possui nove tipos de capacidades cognitivas diferentes, e que podem ser consideradas inteligências, pois para Gardner, a inteligência humana é o potencial que cada indivíduo possui de utilizar capacidades distintas para resolução de problemas e produção de bens socioculturais, no contexto em que está inserido. Como objetivo geral, buscou-se identificar o uso das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner no ensino de Química na escola Centro de Ensino Pref. Dionilo Gonçalves Costa. Os objetivos específicos foram: relacionar a teoria de Gardner com o ensino de Química em uma perspectiva de letramento científico; conhecer qual das Inteligências Múltiplas estão sendo trabalhadas, conscientemente ou não, nas metodologias dos professores da disciplina na escola supracitada e verificar o conhecimento desses professores acerca da teoria que fomenta esta pesquisa. Os teóricos que deram sustentação a este trabalho, entre vários, destacam-se: Celso Antunes, Kátia Cristina Stocci Smole e, principalmente, Howard Gardner. A relevância da pesquisa se deu considerando as dificuldades do aprendizado de Química apresentadas pelos alunos. Sua análise foi realizada seguindo os critérios da pesquisa bibliográfica e exploratória, tendo a utilização de questionário como instrumento de levantamento de dados. Os resultados obtidos apontam que as Inteligências Múltiplas estão alinhadas às propostas educacionais do ensino de Química, e as metodologias utilizadas em sala exploram apenas algumas Inteligências que são privilegiadas no meio acadêmico: inteligência linguística e matemática. Elaborar aulas mais diversificadas, buscando abranger outros tipos de inteligência, é fundamental para o desenvolvimento mais completo dos alunos como cidadãos letrados cientificamente, capazes de contribuir de forma significativa na construção de uma sociedade melhor.__ABSTRACT The present research, entitled The Multiple Intelligences in Chemistry Teaching, deals with the theory of multiple intelligences developed by Howard Gardner, who states that the human being has nine different types of cognitive abilities, which can be considered intelligences, because for Gardner, intelligence human is the potential that each individual has to use different abilities to solve problems and produce sociocultural goods, in the context in which he is inserted. As a general objective, we sought to identify the use of Howard Gardner's Multiple Intelligences in the teaching of Chemistry at the Centro de Ensino Pref school. Dionilo Goncalves Costa. The specific objectives were: to relate Gardner's theory to the teaching of Chemistry in a scientific literacy perspective; to know which of the Multiple Intelligences are being worked, consciously or not, in the methodologies of the teachers of the discipline in the aforementioned school and to verify the knowledge of these teachers about the theory that promotes this research. The theorists who supported this work, among many, stand out: Celso Antunes, Kátia Cristina Stocci Smole and, mainly, Howard Gardner. The relevance of the research was given considering the difficulties of learning Chemistry presented by the students. Its analysis was carried out following the criteria of bibliographic and exploratory research, using a questionnaire as a data collection instrument. The results obtained indicate that the Multiple Intelligences are aligned with the educational proposals of Chemistry teaching, and the methodologies used in the classroom explore only some Intelligences that are privileged in the academic environment: linguistic and mathematical intelligence. Creating more diversified classes, seeking to cover other types of intelligence, is essential for the more complete development of students as scientifically literate citizens, capable of contributing significantly to the construction of a better society.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5607
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WagnerMonteiroSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso473,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.