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Título: LITERATURA ANGOLANA: Diálogos e possibilidades para uma educação antirracista a partir das experiências do programa residência pedagógica
Título(s) alternativo(s): ANGOLAN LITERATURE: Dialogues and possibilities for an anti-racist education based on the experiences of the pedagogical residence program
Autor(es): SILVA, Aline Rocha da
Palavras-chave: Literatura angolana;
Residencia pedagógica;
Educação antirracista;
identidade afrodescendente
Angolan literature;
Pedagogical residency;
Anti-racist education;
Afro- descendant identity
Data do documento: 27-Fev-2022
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar a contribuição da Literatura africana de expressão portuguesa, especificamente a angolana, na educação básica para uma educação antirracista, no 3ºano do ensino médio. Além disso, refletir sobre o seu processo de ensino; discutir sobre a importância da Lei 10.639/2003 para desconstruir o currículo eurocentrista e; relatar ações educativas antirracistas que foram desenvolvidas a partir da supracitada literatura, na modalidade remota , através do Programa Residência pedagógica (coordenado pela professora Dr. Maria Francisca),em parceria com a disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura-PCC 5 (ministrada pela professora Dr. Eliane Pereira), do curso de Linguagens e Códigos-Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Maranhão. Essas ações aconteceram por meio da oficina literária “Vozes da África”: a escrita que resiste, na disciplina de Língua Portuguesa na qual foi aplicada nas turmas do 3 º ano A e B do Ensino médio, numa escola pública, na Instituição de Ensino Dr. Henrique Couto, localizada no Município de São Bernardo-MA, nos dias 22/03/21 e 24/03/21. A metodologia deste trabalho se caracteriza numa perspectiva qualitativa de cunho bibliográfico e como um relato de experiência. Como aporte teórico nos embasamos em Almeida (2018), com suas considerações a respeito dos seguintes conceitos: raça, racismo estrutural, discriminação, preconceito racial, dentre outros termos. Para discutirmos sobre o surgimento da literatura africana de expressão portuguesa nos embasamos nas discussões de Ferreira (1977) e Leite (2012). Para refletirmos sobre o ensino desta literatura utilizamos Carvalho (2021), e Gomes (2018) e DCN-s (2004) para falarmos sobre descolonizar o currículo. Além disso, utilizamos Cordeiro (2020) que discute sobre o uso das TICs no espaço escolar entre outros autores.
Descrição: This work has the general objective of analyzing the contribution of Portuguese-speaking African Literature, specifically Angolan, in basic education for an anti-racist education, in the 3rd year of high school. In addition, reflect on your teaching process; discuss the importance of Law 10.639/2003 to deconstruct the Eurocentric curriculum and; to report anti-racist educational actions that were developed from the aforementioned literature, in the remote modality, through the Pedagogical Residency Program (coordinated by Professor Dr. Maria Francisca), in partnership with the discipline of Teaching Methodology of Portuguese Language and Literature-PCC 5 (taught by Professor Dr. Eliane Pereira), from the Languages and Codes-Portuguese Language course, at the Federal University of Maranhão. These actions took place through the literary workshop “Vozes da África”: the writing that resists, in the Portuguese Language subject in which it was applied in classes of 3rd year A and B of high school, in a public school, at the Teaching Institution Dr. Henrique Couto, located in the Municipality of São Bernardo-MA, on 03/22/21 and 03/24/21. The methodology of this work is characterized in a qualitative perspective of a bibliographical nature and as an experience report. As a theoretical contribution, we base ourselves on Almeida (2018), with his considerations about the following concepts: race, structural racism, discrimination, racial prejudice, among other terms. In order to discuss the emergence of Portuguese-speaking African literature, we base ourselves on the discussions of Ferreira (1977) and Leite (2012). To reflect on the teaching of this literature, we use Carvalho (2021), and Gomes (2018) and DCN-s (2004) to talk about decolonizing the curriculum. In addition, we use Cordeiro (2020) who discusses the use of ICTs in the school space among other authors.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5611
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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