Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5612
Título: DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA: arte-terapia como proposta de intervenção pedagógica no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): DEPRESSION IN ADOLESCENCE: art therapy as a proposal for pedagogical intervention in High School
Autor(es): SILVA, Ivana Pereira da
Palavras-chave: Arte-terapia;
Fotografia;
Mindfulness;
Educação;
Depressão
Art Therapy;
Photography;
Mindfulness;
Education;
Depression
Data do documento: 20-Jul-2022
Editor: UFMA
Resumo: Esta pesquisa é intitulada “Depressão na Adolescência: Arte-terapia como proposta de intervenção pedagógica no Ensino Médio" tem como objetivo a criação de uma proposta interdisciplinar de intervenção pedagógica para o Ensino Médio baseada em “Três Momentos Pedagógicos” (3 MPs) direcionada para as questões relacionadas à depressão na adolescência, buscando efetivamente: analisar arte- terapia através da fotografia como recurso terapêutico no combate à depressão. A pesquisa foi baseada no que relata a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre depressão na adolescência. Destaca o papel do educador em sala de aula e a arte- terapia enquanto ferramenta que pode auxiliá-los em atividades que possibilitem que os alunos expressem suas dores e sofrimentos. A arte tem o poder de comunicação e expressão que pode aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e ajudar a combater a depressão. Dentro do campo da arte-terapia, tem como foco a fotografia de mindfulness ou fotografia contemplativa. Essa modalidade da fotografia tem o potencial de criar comunicação, criatividade e conecta-se com o presente através do ato de fotografar, fazendo com que o indivíduo vivencie o aqui e agora podendo influenciar no seu autoconhecimento e registro de experiências internas: pensamento, emoções, comportamentos, intenções e eventos externos. Como aporte teórico foram utilizados autores como, Babosa (2018); Carvalho (2019); Fonte (2021); Andrade (1993); Cruz Junior (2011), dentre outros teóricos.
Descrição: This research is entitled “Depression in Adolescence: Art-therapy as a proposal for pedagogical intervention in High School. It aims to create an interdisciplinary proposal of pedagogical intervention for High School based on "Three Pedagogical Moments" (3 MPs), directed to issues related to depression in adolescence, effectively seeking to: analyze art therapy through photography as a resource therapeutics in combating depression. The research was based on what the World Health Organization (WHO) reports on depression in adolescence. It highlights the role of the educator in the classroom and art therapy as a tool that can help them in activities that allow students to express their pain and suffering. Art has the power of communication and expression that can relieve stress, lessen anxiety, and help fight depression. Within the field of art therapy, it focuses on mindfulness photography or contemplative photography. This modality of photography has the potential to create communication, creativity and connects with the present through the act of photographing, making the individual experience the here and now, being able to influence their self-knowledge and record of internal experiences: thoughts, emotions , behaviors, intentions and external events. As theoretical support, authors such as Babosa (2018); Carvalho (2019); Source (2021); Andrade (1993); Cruz Junior (2011), among other theorists.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5612
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVANA_PEREIRA_SILVA.pdfTCC de Graduação15,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.