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http://hdl.handle.net/123456789/5613
Título: | NOTAS DE PESQUISA: LETRAMENTO DIGITAL EM SALA DE AULA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Título(s) alternativo(s): | RESEARCH NOTES: DIGITAL LITERACY IN THE CLASSROOM TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE |
Autor(es): | OLIVEIRA, Carlos César Silva de |
Palavras-chave: | Letramento Digital; Língua Portuguesa; Ensino; Pandemia; Tecnologia Educacional Digital Literacy; Portuguese Language; Teaching; Pandemic; Educational Technology |
Data do documento: | 20-Ago-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo compreender como tem sido a prática de letramento digital em sala de aula no ensino da língua portuguesa em São Bernardo do Maranhão. Assim, a pesquisa envolve a apresentação de conceitos relacionados ao ensino de língua portuguesa no contexto letramento digital. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo e bibliográfico. O questionário foi aplicado por uma plataforma “Google formulário “com professores de língua portuguesa que ensinam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de São Bernardo. O uso do questionário pelo aplicativo Google Forms ocorreu pelo fato de que no início do ano de 2020 vivenciamos as imposições provocadas pela pandemia do Covid-19. A pesquisa bibliográfica tem como aporte teórico os seguintes autores: Soares (2012), Rojo (2009), Libâneo (2006) Moran (2006) Ludke; André (1986), Lakatos e Marconi (2003), entre outros. Os resultados da pesquisa mostram a necessidade de mais aproximação e aprimoramento sobre o letramento digital por parte dos docentes, o que implica em troca de experiências entre os pares e ações formativas engendradas pelas instâncias governamentais. O aparato escolar tem oferecido poucas oportunidades no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais, o que se torna uma barreira para o êxito da prática do letramento digital, contudo com a Pandemia, os professores apontam o uso, de forma exitosa, de alguns aplicativos como WhatsApp nas práticas do ensino de língua portuguesa. |
Descrição: | The present study aims to understand how the practice of digital literacy has been in the classroom in the teaching of the Portuguese language in São Bernardo do Maranhão. Thus, the research involves the presentation of concepts related to Portuguese language teaching in the digital literacy context. The research carried out is qualitative and bibliographic. The questionnaire was applied by a platform "Google form" with Portuguese language teachers who teach from the 6th to 9th grade of elementary school of a public school in the municipality of São Bernardo. The use of the questionnaire by the Google Forms application occurred due to the fact that at the beginning of the year 2020 we experienced the impositions caused by the Pandemic of Covid-19. The bibliographic research has as theoretical contribution the following authors: Soares (2012), Rojo (2009), Libâneo (2006) Moran (2006) Ludke; André (1986), Lakatos and Marconi (2003), among others. The results of the research show the need for closer and improved digital literacy by teachers, which implies in exchange for experiences among peers and formative actions engendered by government agencies. The school system has offered few opportunities with regard to the use of digital technologies, which becomes a barrier to the success of the practice of digital literacy, however with the Pandemic, teachers point to the successful use of some applications such as WhatsApp in the practices of Portuguese language teaching. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5613 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
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